Lula lidera porque é o mais experiente
É o que explica sua ascensão, embora jogue parado, enquanto Bolsonaro, que tem a máquina do estado, da comunicação e faz campanha 24 horas por dia cai a cada aferição
O Datafolha de 29/9/2017 indicava Lula em primeiro com 35% e Bolsonaro, com 17%, em segundo. A pesquisa MDA/CNT de 24/9/2017 mostrava Lula entre 32% e 33% e Bolsonaro entre 18% e 20%.
A pesquisa Ipec de ontem coloca Lula em primeiro - entre 45% e 48% dependendo do número de candidatos - e Bolsonaro entre 22% e 23%.
Os números de Bolsonaro de 2017 e de hoje são muito parecidos, enquanto os de Lula são 50% maiores. Ele não tinha tido números tão altos na campanha passada.
Na simulação com cinco candidatos, Lula ganha de todos os demais (Bolsonaro, Ciro, Doria e Mandetta) por 48% a 37%. Quando os candidatos são dez (Lula, Bolsonaro, Ciro, Moro, Datena, Doria, Mandetta, Pacheco, Simone Tebet e Alessandro Vieira), vence por 45% a 40%.
O fracasso dos outsiders eleitos em 2018, capitaneado pelo desempenho desastroso do capitão, mudou a cabeça do eleitor. Ele não quer novidade; quer experiência. Não quer alguém de quem nunca viu os resultados.
Nenhum político brasileiro tem a experiência de Lula. Nem um legado de resultados como o seu. Nem o excelente trânsito internacional que perdura até hoje.
É o que explica sua ascensão, embora jogue parado, enquanto Bolsonaro, que tem a máquina do estado, da comunicação e faz campanha 24 horas por dia cai a cada aferição.
O significado de uma vitória em primeiro turno
Ou seja, não correr o risco de apostar numa vitória fácil de primeiro turno e, se der segundo, chegar lá com aura de decepção e risco de derrota
Audiência Publica debate PLC 085/202 que trata do zoneamento socioeconômico e ambiental do Estado de Rondônia
audiência pública para debater sobre a proposta original e emendas parlamentares relacionadas ao projeto de Lei Complementar nº 085/2020
Comissão especial conclui votação da reforma administrativa
Proposta seguirá para análise no Plenário da Câmara; para ser aprovada, são necessários dois turnos de votação
Comentários
Lula lidera não porque é o mais experiente, ele lidera porque vivemos em um país de analfabetos funcionais, típicos de populismo, corrupção, interesse próprio. O histórico de lula era para não ser eleito nem para limpador de privada, mas além do analfabetismo funcional, ainda temos os idiotas úteis, e são milhares. Quem sabem um dia seremos desenvolvido, aí essas aberrações não terão mais votos.
Pesquisas feitas pela Datafolha, Folha d São Paulo, IBOPE e outras por ai, nem deveriam serem divulgadas, pois partem de institutos e órgãos sem a mínima credibilidade, as eleições de 2018 que o diga. Me poupem, mas a pessoa dona deste artigo deve morar em outro país.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook