Luto canino: como ajudar o cachorro a lidar com a perda do tutor

Saiba como o luto pode afetar a vida e a saúde de um cão que acabou de perder seu dono

Assessoria/Foto: iStock
Publicada em 17 de junho de 2021 às 10:56
Luto canino: como ajudar o cachorro a lidar com a perda do tutor

É comum ouvir que o cão é o melhor amigo do dono e, muitas vezes, eles podem até saber como o tutor está se sentindo.

Sofrer com o luto para nós, humanos, é um processo que pode ser bem doloroso já que os animais de estimação acabam se tornando parte da família. 

E com os cachorros não é tão diferente. Quando eles percebem que acabaram de perder seus tutores, o sentimento de tristeza e solidão pode afetá-los assim como nos afeta.

Eles podem realmente sentirem-se sozinhos e tristes com a situação. Por isso, quem ficar responsável pelo pet tem que saber que, para o animal, existirá um tempo para aprender a lidar com a nova vida.

Como o cão já estava acostumado com o seu dono e tinha uma rotina em casa, é normal eles entrarem em processo de luto e ficarem por semanas ou, até mesmo, meses.

Mas afinal, os cães sentem saudade?

Apesar de não ser exatamente como o sentimento humano, sim, os cães podem sentir falta de seus tutores.

A relação de dono e cão pode ser tão intensa para os pets que apenas uma troca de olhares e carinhos podem aumentar a oxitocina, o hormônio do amor.

Portanto, alguns comportamentos podem indicar que o cachorro está com saudade de seu dono.

Ansiedade

Assim como os humanos, os cães também podem acabar desenvolvendo ansiedade e, de acordo com especialistas, isso pode estar atrelado com a dependência do pet ao dono.

Por isso, o novo responsável deve se atentar a alguns sintomas de que o pet está com algum problema psicológico.

Se o cão apresentar comportamentos como: latidos excessivos, fazer movimentos muito repetitivos e andar em círculos, isso pode indicar a ansiedade pela separação.

Automutilação, hiperatividade, transtorno de personalidade e comportamento mais agressivo também podem estar relacionados com a ansiedade.

Depressão

Outra condição psicológica que os animais podem ter em comum com os humanos durante o luto é a depressão.

A depressão canina pode ser desencadeada por conta de gatilhos. Estresse, mudança brusca na rotina do cão e outras doenças podem causar tal problema.

O luto acaba por entrar para a lista de causas da depressão em cães, assim como a mudança de ambiente e a falta de vínculo com o tutor. Por isso, é tão importante se mostrar presente ao cão quando ele perde o antigo dono.

No caso desse problema, os sintomas podem ser parecidos com o da ansiedade, mas são capazes de se diferenciar a partir de comportamentos como:

  • Intolerância ao toque;

  • Falta de envolvimento em brincadeiras ou atividades, como a caminhada;

  • Sonolência;

  • Perda de apetite e peso.

Como tratar o cachorro após a perda do tutor

Lembrando que não é apenas comida, água e lugar para dormir que irá satisfazer e fazer bem ao cão. É preciso ter em mente que ele está de luto e a última coisa que ele precisa é ficar sozinho.

Se possível, fique com ele, brinque e proporcione o melhor tratamento para que ele se sinta aconchegado. A estimulação física e mental é importante para um cachorro ser feliz.

O novo tutor também deve estar atento com relação à alimentação do cachorro. Assim como os humanos, a tristeza pode acabar afetando o apetite do pet.

Portanto, é necessário continuar oferecendo ração para o cão nos horários que ele costuma se alimentar e, quando ele estiver se sentindo melhor, o apetite pode voltar ao normal.

Se ele apresentar uma grande pausa na alimentação, é indicado que o novo tutor leve o pet para uma clínica veterinária 24h.

Isso porque o especialista poderá diagnosticar com precisão o motivo para a falta de apetite e recomendar o tratamento adequado, que pode incluir suplementos alimentares e até medicações contra ansiedade.

Apesar de ser um momento delicado para eles, o novo tutor não pode deixar de fazer o possível para manter a rotina antiga do pet, como continuar com as caminhadas e as brincadeiras.

Isso porque a mudança no dia-a-dia do cachorro pode ser outro fator para  que ele ainda sinta falta do seu antigo dono, então, procure manter tudo nos mesmos horários.

Outra forma de ajudar o cachorro com luto é levá-lo a lugares que tenham outros cães. A socialização neste momento pode ajudar muito o pet.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook