Mais de 40 mil alunos da rede municipal serão contemplados com Kits Alimentação
Entrega dos produtos acontece mesmo com as aulas virtuais
Afonso Queiroz destaca que a entrega ajuda as crianças e as famílias
A Prefeitura de Porto Velho retomou nesta semana a entrega de Kits Alimentação destinados aos alunos da rede municipal de ensino. Uma força-tarefa está trabalhando para atender 44 mil estudantes nos próximos dias. As aulas continuam virtuais como parte dos protocolos sanitários voltados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
A coordenação da distribuição é da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Divisão de Alimentação Escolar. Somente nesta semana serão distribuídos 5.644 kits.
“Entendemos que a escola é muito mais do que o espaço de desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. É, também, um espaço social em que muitas crianças recebem sua principal refeição”, explica a secretária Gláucia Negreiros, da Semed.
Segundo a secretária, as próximas entregas serão feitas gradativamente enquanto vigorar a suspensão de aulas presenciais e, conforme a distribuição per capita por aluno.
SUPERAÇÃOPara a diretora Francisca Joélia, a ação ajuda a superar as dificuldades
A diretora da Escola Municipal Cosme e Damião, localizada no bairro Embratel, Francisca Joélia Alves de Lucena, considera que o alimento distribuído aos alunos é uma contribuição importante para a superação do momento difícil enfrentado pelas famílias.
“Muitas famílias estão carentes desta ajuda. Um exemplo é que ao abrirmos os portões da escola para a entrega e já encontramos pais aguardando as cestas, que vão ajudar muito”, disse. Ela lembra ainda que o kit alimentação é um direito da criança e de importante na fase de aprendizado.
Para Afonso Queiroz dos Santos, pai de um aluno da Educação Infantil - Creche, receber os alimentos é gratificante e contribui na manutenção de sua dispensa. “É uma ajuda para as crianças e para as famílias. Muitos pais não têm condições de suprir as necessidades de seus filhos”, declarou.
COMPOSIÇÃO
A Semed orienta os pais das crianças para que evitem qualquer aglomeração. Para isso, os gestores das escolas devem divulgar antecipadamente o cronograma de entrega dos kits, especificando as turmas que serão atendidas e os respectivos dias e horários.Só nesta semana, 5.644 kits começaram a ser montados e distribuídos
Cada kit é composto por cinco quilos de arroz, um quilo de feijão, um pacote de biscoito cream cracker de 400 gramas, um litro de leite UHT e um pacote de coxa e sobrecoxa de frango.
Os gêneros alimentícios foram adquiridos com recursos do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme as determinações do próprio PNAE quanto à qualidade nutricional e sanitária dos alimentos. Além disso, a contribuição social tem amparo legal com a Lei Municipal nº 13.987, de 7 de abril de 2020, em caráter excepcional.
Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais
Covid-19: Rondônia com 210.623 casos e 5.109 mortes; Porto Velho registrou 4 mortes nas últimas 24h
Nesta terça-feira (27) foram registrados 34 óbitos por covid-19 no Estado, desses, oito são do município de Porto Velho
Com base em lei de proteção à criança, relator determina que viúva do capitão Adriano fique em prisão domiciliar
Julia Lotufo é acusada de lavagem de dinheiro a serviço da milícia. Após oferecimento da denúncia contra ela, a Justiça decretou sua prisão preventiva em março, mas a ordem não foi cumprida
Para Segunda Turma, suspensão de processos não termina logo após julgamento de IRDR
O recurso chegou ao STJ após o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) entender ser possível aplicar a um mandado de segurança, de forma imediata, a tese fixada em IRDR
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook