Ministério Público dá início ao atendimento do projeto MP Itinerante no Baixo Madeira

O Ministério Público de Rondônia deu início na manhã desta segunda-feira (8) ao projeto MP Itinerante no Distrito de Calama, na região do Baixo Madeira

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 08 de maio de 2023 às 15:19
Ministério Público dá início ao atendimento do projeto MP Itinerante no Baixo Madeira

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, acompanhado do Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso, e do Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Cláudio Silveira, se deslocou até a comunidade, onde conversou com os moradores destacando a importância do projeto que leva a cidadania por meio de diversos serviços aos moradores que vivem em áreas distantes e desassistidas.

Em sua fala, Eriberto Gomes Barroso destacou que o MP mobilizou uma equipe completa para aproximar e integrar a instituição ao povo que mora às margens do Rio Madeira, para tentar solucionar os problemas, sem que os moradores tenham que se deslocar até a cidade. “O Ministério Público vem até o povo, trazendo apoio aos diversos setores que necessitam”, concluiu.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAOP UNI), Procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar, agradeceu e nomeou um a um os parceiros do MP Itinerante. Ponderou que a missão é de grande importância: oferecer cidadania a tantas famílias rondonienses. “O objetivo dessa missão é trazer cidadania mais próxima da sociedade, esse é o objetivo do Ministério Público de Rondônia”.

Cláudio Silveira reforçou as palavras, lembrando que é um momento de transformação, em que o MP chega à comunidade, estreitando laços e evitando que as famílias precisem ir até a cidade, em busca de resolver demandas diversas.

O PGJ falou de outras vezes em que esteve na região, com projetos semelhantes, e que este é um projeto próprio do MP e seus parceiros. Explicou que a intenção é que ocorram duas edições por ano, para fazer esse atendimento especializado aos moradores. Ivanildo de Oliveira ponderou que esta é a materialização do sonho do MP de estar em todos os lugares.

Concluiu dizendo que o papel do Ministério Público é servir à sociedade e que as demandas que não puderem ser atendidas nas próprias comunidades, ou que precisarem de encaminhamento, serão levadas para que as providências sejam tomadas.

Em seguida, os integrantes do Ministério Público, juntamente com os membros que fazem parte do projeto que acompanham a embarcação, Promotores de Justiça, Pablo Hernandez Viscardi, Fernanda Pöppl, Tânia Garcia Santiago, Luciana Ondei e Julian Farago acompanharam os atendimentos, que, desde cedo, eram aguardados por moradores da região.

Além das equipes do barco, representantes de instituições parceiras acompanharam os Promotores no interior do distrito de Calama, onde promoveram reuniões diversas. Uma delas, envolveu os fiscais do Ministério Público do Trabalho, que conversaram com os pilotos das seis embarcações que trazem estudantes de localidades próximas pra estudar no distrito.

Na sequência, o Procurador-Geral de Justiça participou, juntamente com os demais membros do MP, de uma outra reunião na sede da Emater na localidade, oportunidade em que foram pontuadas várias questões que demandam o apoio do poder público para o alcance de melhorias. O MP ouviu a todos e fez orientações importantes, além de registrar os principais questionamentos. Também foram disponibilizados os canais de comunicação da Instituição.

Ainda pela manhã, equipe da Marinha fez vistoria nos barcos que transportam estudantes e orientou sobre o uso correto do colete salva-vidas, bem como fiscalizou as condições das voadeiras.

Outra equipe, liderada pelo MP, visitou as duas escolas existentes em Calama, uma estadual e uma municipal. Os profissionais conversaram com professores e estudantes, avaliaram a estrutura das unidades e colheram informações sobre o andamento das aulas pós-pandemia.

A segunda localidade a receber o barco de atendimento do MP Itinerante será Demarcação, nesta terça-feira (9).

Parceiros - São parceiros desta edição o Ministério Público do Trabalho; Delegacia Regional do Trabalho; Marinha; Força Aérea Brasileira; Estado de Rondônia; Secretaria de Estado de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec); Corpo de Bombeiros; Instituto de Criminalística; Município de Porto Velho; Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e Correios.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook