Ministro Fux convoca sessão extra para discutir cassação de parlamentar após pedido de ministra Cármen Lúcia
Julgamento no Plenário Virtual ocorrerá entre 0h e 23h59 de terça-feira (7).
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, convocou sessão extraordinária do Plenário Virtual para a próxima terça-feira (7), com início à 0h e término às 23h59, para análise de mandado de segurança impetrado contra decisão do ministro Nunes Marques que restabeleceu o mandato do deputado estadual Fernando Francischini no Paraná.
Fux convocou a sessão atendendo a pedido da ministra Cármen Lúcia, relatora do Mandado de Segurança (MS) 38599, impetrado pelo deputado estadual Pedro Paulo Bazana, que ocupa a vaga na Assembleia Legislativa do Paraná em decorrência da cassação de Francischini pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na ação, ele narra que está na iminência de ser afastado do Legislativo estadual diante da decisão do ministro Nunes Marques proferida na Tutela Provisória Antecedente (TPA) 39, na última quinta-feira (2).
Bazana alega que as partes autoras da TPA empreenderam manobra para afastar a ministra Cármen Lúcia da relatoria do caso, com a “falsa premissa” de que se tratava de processo relacionado à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 761, relatada pelo ministro.
Sustenta que, diante do fato, “não há outro caminho senão a nulidade absoluta de todos os atos contaminados por essa fraude”.
Argumenta ainda que a decisão do ministro afastou o entendimento da Justiça Eleitoral aplicado ao caso, analisando interpretação dada à legislação infraconstitucional e reexaminando os fatos e as provas dos autos, hipótese que, segundo a jurisprudência do STF, não é cabível no âmbito de recurso extraordinário (Súmula 279).
Urgência
Diante da necessidade urgente de análise da matéria trazida no mandado de segurança, de forma a se decidir com relação ao seu cabimento e ao pedido de suspensão dos efeitos de ato judicial de ministro do STF, a ministra Carmen Lúcia solicitou a convocação da sessão virtual extraordinária, solicitação prontamente acolhida pelo ministro Luiz Fux.
Leia a íntegra dos despachos da ministra Cármen Lúcia e do ministro Luiz Fux.
Leia mais:
2/6/2022 - Ministro Nunes Marques restabelece mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR)
-
Processo relacionado: MS 38599
Liberdade condicional de Elize Matsunaga gerou indignação, mas é o certo e o justo, diz criminalista
Segundo advogado, regras para condicional de Elise foram cumpridas: benefício é essencial na ressocialização de detentos
Confira a programação da primeira semana de circulação cultural do Projeto Sesc 52
A ação levará programação artístico-cultural aos 52 municípios rondonienses de forma gratuita
Previsão de pancadas de chuva e trovoadas em quase toda região Norte nesta segunda-feira (6)
A temperatura pode variar entre 21 e 35 graus
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook