Morre a mestra da Taquigrafia em Rondônia; conheça essa profissão

Quando um parlamentar usa a tribuna e faz um longo pronunciamento, cada palavra poderá ser lida pela população, por meio da transcrição pelas mãos do taquígrafo

Lucas Tatuí
Publicada em 23 de agosto de 2022 às 11:50

Numa era em que os mais diversos recursos digitais estão disponíveis para a transmissão de informações e da fala, o taquígrafo continua sendo essencial, principalmente nos Poderes Legislativo e Judiciário. É o profissional capaz de escrever, por meio de símbolos, a uma velocidade bem mais elevada que a escrita comum, reproduzindo, em texto escrito e com fidelidade, as palavras de um orador.

Quando um parlamentar usa a tribuna e faz um longo pronunciamento, cada palavra poderá ser lida pela população, por meio da transcrição pelas mãos do taquígrafo. Depois de registrar a fala através de símbolos, esse profissional ainda traduz para a escrita convencional e digita, e a redação de Jornalismo transforma o texto em notícia.

Rondônia perdeu um ícone dessa atividade no estado; uma mestra. Rosângela Almeida de Oliveira, a Rô, como era carinhosamente chamada pelas colegas e amigas, faleceu nesta segunda-feira (22), vítima de um câncer. A servidora prestou seus serviços ao longo de 36 anos, e é uma das pioneiras da Taquigrafia no Poder Legislativo Estadual, onde a função foi instituída em 1983.

Rosângela Almeida amava tanto a Taquigrafia que, mesmo após se aposentar, continuou na ativa, chefiou o setor e atuou na supervisão. O corpo já apresentava sinais de cansaço, após longos anos de uma atividade que tem hora para começar e não tem horar para encerrar -  já que as audiências públicas costumam seguir até a noite –, contudo, ela dizia  que não conseguia ficar em casa sem a Taquigrafia, e que a atividade era a sua grande realização.

A mestra também foi professora de Taquigrafia na Escola do Legislativo, quando formou profissionais que dão continuidade ao seu legado. Rosângela era destacada por seu sorriso largo e marcante, e construía uma relação de amizade com os alunos que ia além da sala de aula, e os recebia em sua casa.

Eliane Guatel é ex-aluna, e fala sobre o apoio que teve da professora Rosângela para concluir o curso. “Como mãe de uma criança autista, são muitos os desafios que tenho no dia a dia, e o curso de Taquigrafia exige bastante concentração. Teve um momento que até pensei em desistir, mas a Rô me incentivou a continuar. As aulas com ela eram fantásticas! Ela nos fazia rir, tornava o ambiente leve, e nos inspirava com a sua própria história. Não era só uma professora, era uma amiga”, revela Eliane.

Rosângela Almeida de Oliveira foi homenageada com Voto de Louvor pela Assembleia Legislativa de Rondônia, em sessão solene realizada em 04 de agosto de 2016. E nesta sexta-feira (23) recebe as últimas homenagens, no velório e no sepultamento. Mas deixa legados e se imortaliza nos corações dos familiares, amigos, alunos e companheiras de trabalho. Em nota, o presidente da Casa de Leis, Alex Redano, lamentou a perda da servidora destacando seus importantes serviços prestados no Legislativo. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook