Morre em Porto Velho o Dr. Jacob Atallah, pioneiro da Medicina em Rondônia

Dr. Atallah foi Prefeito de Porto Velho, secretário de educação, secretário de saúde e eleito Deputado Estadual Constituinte em 1982.

Anysio Gorayeb, historiador/Foto: Fimca
Publicada em 03 de dezembro de 2017 às 20:52
Morre em Porto Velho o Dr. Jacob Atallah, pioneiro da Medicina em Rondônia

Com muito pesar e consternado, comunico o falecimento, no início da noite deste domingo, (03/12),  do médico Jacob Freitas Arallah. Dr. Atallah faleceu  às 19:30  no Hospital das Clínicas,em Porto Velho,  onde se encontrava internado há quase 40 dias.

Nascido em Porto Velho em 10 de setembro de 1935, ele era  filho do pioneiro e comerciante Abdon Atallah e da Sra. Elza Freitas Atallah.
Formou-se em Medicina em 1961, na cidade de Belém/PA, onde especializou-se em pediatria.

Foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina na década de 60, junto com os médicos Hamilton Raulino Gondim, Ary Tupinambá Pena Pinheiro e José Cerqueira Cotrim. Era o único dos quatro fundadores ainda entre nós.

Prestou relevantes serviços na área da saúde, mas também escreveu seu nome nas áreas administrativa e parlamentar.

Foi Prefeito de Porto Velho, secretário de educação, secretário de saúde e eleito Deputado Estadual Constituinte em 1982.

Um homem íntegro, competente, humilde e acima de tudo, um grande esposo, pai e avô.

Porto Velho e todo o Estado de Rondônia sempre se orgulharão desse filho ilustre.
QUERIDO amigo Dr. Jacob, Descanse em paz...

NOTA DE PESAR

Foi com pesar que recebemos a noticia do falecimento do médico Dr. Jacob Atallah, ex- prefeito de Porto Velho,  ex-deputado estadual,   exerceu  vários outros  cargos públicos no ex- Território Federal e no Estado de Rondônia.

Dr. Jacob Atallah pertence a uma família de pioneiros da nossa terra. A  família Atallah  foi uma  das primeiras construtora da cidade de Porto Velho. Dr. Jacob Atallah foi pioneiro na medicina em Rondônia.

Nos cargos que exerceu na  vida pública foi exemplo de seriedade, justiça e honestidade. Deixa um legado de um homem que teve por objetivo construir  , com o bom combate, uma sociedade melhor para todos, respeitando o próximo,  dando-lhe a dignidade merecida.

Sua trajetória profissional e pessoal ficarão para sempre em nossas memórias e nos nossos corações.

Solidarizamo-nos com sua família e amigos. Pedimos que Deus conforte seus corações e que dê forças para transformar toda a dor desta irreparável perda em fé e esperança.

Porto Velho 03 de dezembro de 2017

Jean Oliveira

Deputado Estadual/RO

 

NOTA DE PESAR

Profundamente consternado o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho lamenta a morte de Hélio Nunes de Moraes membro da Assembleia de Deus, de Cacoal e integrante da Cemaderon onde está sendo velado. O enterro ocorre às 16 horas no Cemitério Santo Antônio.

Hélio deixa exemplo como cidadão e pai de família. Nossos mais profundos sentimentos aos familiares e amigos neste momento de muita tristeza e comoção.

Maurão de Carvalho – (PMDB)

Presidente

 

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que tomamos conhecimento da morte do renomado médico Jacob de Freitas Atallah, que tantos e bons serviços prestou a Rondônia, com sua significativa contribuição como dirigente, político e profissional da saúde, por sinal, um dos pioneiros de nosso Estado.

Neste momento doloroso prestamos nossas condolências a todos os familiares e amigos por esta perda irreparável, pedindo que Deus fortaleça a todos neste momento de dor e tristeza.

Raniery Araujo Coelho

Presidente do Sistema Fecomércio RO – Sesc – Senac - IFPE

 

Comentários

  • 1
    image
    Luiz Monteiro 04/12/2017

    Meus sinceros pêsames para a família neste difícil momento, perder alguém que amamos para a morte é ganhar uma saudade que nem a eternidade poderá curar. Dra. Auristela e Abdon, seguir em frente é importante , vocês precisam de força e fé, para prosseguir em seus caminhos, que o tempo traga paz e alivie os seus sofrimentos. Familia Cavalcante.

  • 2
    image
    Orlando Souza Filho 04/12/2017

    Meus pesames a toda a Familia Atalah pionera da nossa terra, que Deus o tenha querido Dr. Jacob Atalah descanse em paz.

  • 3
    image
    Luiz Monteiro 04/12/2017

    Meus sinceros pêsames para a família neste difícil momento, perder alguém que amamos para a morte é ganhar uma saudade que nem a eternidade poderá curar. Dra. Auristela e Abdon, seguir em frente é importante , vocês precisam de força e fé, para prosseguir em seus caminhos, que o tempo traga paz e alivie os seus sofrimentos. Familia Cavalcante.

  • 4
    image
    tomas guilherme correia 03/12/2017

    Acabo de saber do falecimento do Dr. Jocob Atallah, Lamento siceramente o desaparecimento deste grande brasileiro com quem tive a gratíssima oportunidade de conviver por ocasião da Assembleia Constituinte do nosso querido Estado de Rondônia, ele na liderança do Governo, eu na liderança da oposição, travamos grandes debates ( grandes em razão dele, não do seu opositor de então) os quais atraiam à Assembleia Constituinte considerável numero de pessoas que ali compareciam atraidas pela eloquencia deste grande tribuno de conhecimento profundo de todos os temos que debatia, eloquencia que jamais superou a gentileza e a elegancia no trato com seus contedores, sem descaracterizar a sua firmeza. Inobstante nossas posições políticas diamentralmente opostas que resultaram em fortes debates na Constituinte de 1983, construimos uma respeitosa e sólita amizade da qual muito me orgulho. Amigo Jocob Atallah, Agtradeço a Deus pela oportunidade de tê-lo conhecido. Vá com Deus, meu irmão querido.

  • 5
    image
    Ruy Pinheiro 03/12/2017

    Honesta e sinceramente falando, no meu modesto ponto de vista, o Dr. Jocob Atallah foi o maior homem público nascido no Estado de Rondônia. Obs. O uso do artigo definido foi proposital

  • 6
    image
    Benedito Antonio Alves 03/12/2017

    Grande perda. Uma das mentes mais brilhantes que tive o privilégio de conhecer. Sólida e invejável formação técnica e humanística. Conduta pública proba é exemplar.  Seu nome fica indelevelmente registrado em nossa história. Que Deus o acolha em sua glória e conforte os corações dos familiares enlutados. 

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook