MP informa mais de 800 ocorrências de violência doméstica em Ariquemes e alerta para enfrentamento a esse tipo de crime

A palestra foi proferida pela Promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes, na atividade que marcou o encerramento da Campanha 16 Dias de Ativismo em Ariquemes

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 15 de dezembro de 2022 às 13:32
MP informa mais de 800 ocorrências de violência doméstica em Ariquemes e alerta para enfrentamento a esse tipo de crime

O Ministério Público de Rondônia apresentou dados da violência doméstica no Município de Ariquemes e alertou para a importância do enfrentamento ao problema na região, durante palestra ministrada em audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade, na última quarta-feira (14/12). Estatísticas oficiais apontam o registro de 826 ocorrências policiais de crimes cometidos no âmbito doméstico, no último ano, no Município. Pelo menos 45,5% foram tipificados como lesão corporal.

A palestra foi proferida pela Promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes, na atividade que marcou o encerramento da Campanha 16 Dias de Ativismo em Ariquemes. A audiência teve a presença de representantes com atribuições no combate à violência doméstica, integrantes da rede de proteção e comunidade.

Enfatizando o alarmante cenário de violência de gênero, a integrante do Ministério Público afirmou, para fins de comparação, que a cidade de Cacoal registrou 445 ocorrências dessa natureza, um volume consideravelmente menor que o de Ariquemes. Expondo dados da Ouvidoria Nacional, que aponta mais de 30 mil denúncias envolvendo violência doméstica contra mulheres este ano, a palestrante conclamou o público a se unir no enfrentamento à questão.

“Esses dados mostram o quanto precisamos fortalecer a nossa rede para atuar especialmente na prevenção dos crimes ocorridos no âmbito doméstico. Por isso, essa deve ser uma tarefa de todos nós, sociedade, Ministério Público, Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário”, disse.

A Promotora de Justiça destacou o intenso trabalho da rede, pontuando que o grupo, composto por órgãos públicos e sociedade civil, manteve-se atuante mesmo no período mais agudo da pandemia. “Precisamos ampliar a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em nosso município, especialmente no que toca ao atendimento psicológico, assistência jurídica e à capacitação profissional. Esse é o nosso desafio porque somente assim essas mulheres conseguirão romper o ciclo de violência, que muitas vezes enfrentam em seus lares”, ressaltou.

A audiência pública que marcou o encerramento da Campanha 16 dias de Ativismo em Ariquemes foi precedida de caminhada pelas principais ruas da cidade. A campanha é uma mobilização nacional para conscientização e intensificação de ações de enfrentamento à violência doméstica.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Papo de mosquito: dores no corpo

Papo de mosquito: dores no corpo

O podcast Papo de mosquito surgiu para informar todos os procedimentos de identificação das doenças transmitidas pelos mosquitos, seus sintomas, tratamentos adequados, bem como a prevenção