MPC ressalta vistorias-surpresa do TCE nas UPAs de Porto Velho e Ariquemes

De acordo com o Procurador de Contas, Adilson Moreira de Medeiros, essa atuação proativa do Tribunal é de suma importância, ainda mais por ser em uma área que impacta fortemente na vida das pessoas.

ASCOM / TCE-RO
Publicada em 07 de dezembro de 2018 às 11:07
MPC ressalta vistorias-surpresa do TCE nas UPAs de Porto Velho e Ariquemes

A deflagração pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) de duas operações “Blitz na Saúde”, que promoveram vistorias-surpresa em unidades de pronto-atendimento (UPAs) dos municípios de Porto Velho e Ariquemes na última quarta (5) e quinta-feiras (6), foi enfatizada pelo Ministério Público de Contas (MPC-RO), não somente pelo aspecto fiscalizatório da operação, mas, principalmente, devido à busca do órgão de controle externo pela efetivação de melhorias no que tange à saúde pública.

De acordo com o Procurador de Contas, Adilson Moreira de Medeiros, essa atuação proativa do Tribunal é de suma importância, ainda mais por ser em uma área que impacta fortemente na vida das pessoas. “Saúdo o Tribunal de Contas, especialmente seu corpo técnico, por essas operações, que demonstram a preocupação dos órgãos de controle para com a situação da saúde pública”, afirmou.

Adilson Moreira acrescentou que o MPC também tem se empenhado em questões dessa área, citando, especialmente, a representação interposta recentemente junto ao próprio TCE requerendo urgente fiscalização na saúde de Porto Velho, em especial no que se refere à ausência de médicos e à falta medicamentos nas unidades de saúde do município de Porto Velho.

ATUAÇÃO

Em sua representação, o MPC rondoniense, além da situação caótica verificada na área da saúde, que muitas vezes resulta até na perda de vidas humanas, ressalta a espera desproporcional dos usuários por atendimento nas mencionadas unidades de saúde, o que gera transtorno aos próprios servidores, que ficam à mercê de possíveis atos de violência.

Também menciona a precariedade da estrutura física desses postos de saúde pública, assim como a falta de remédios, entre outros.

Todos esses pontos levantados na representação ministerial foram objeto das operações realizadas pelo Tribunal de Contas, dentro da “Blitz da Saúde”. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook