MPF participa de ato que marca retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna, em Porto Velho (RO)
Órgão tem atuado em favor da proteção da terra indígena
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Leonardo Caberlon, participou do ato de entrega da desintrusão da Terra Indígena Karipuna, na tarde da terça-feira (30), na aldeia Panorama, em Porto Velho (RO). O ato foi realizado pelos órgãos federais envolvidos nas operações de retirada de invasores da área, em atendimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) nº 709, que tratou de sete terras indígenas invadidas por não-indígenas, sendo duas em Rondônia (Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau).
Além de atuar no STF quanto a ADPF 709, o MPF atuou na primeira instância da Justiça Federal em Rondônia, obtendo sentença, em 2022, para proteção territorial na terra indígena Karipuna, com determinação para implantação de plano continuado de ações das Forças Armadas, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, bem como fiscais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A terra indígena Karipuna é área demarcada desde 1997 e teve sua homologação em 1998.
-
Ação civil pública nº 1000723-26.2018.4.01.4100
(consulta processual)
Quais as Melhores Ferramentas para Utilizar no Tiktok e Viralizar?
Para viralizar seus conteúdos, você tem que estar com uma caixa de ferramentas que te auxilie no processo criativo do perfil da marca.
Encerramento dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos
Durante os dois dias de JIS, os adolescentes demonstraram dedicação, determinação e espírito esportivo, provando que o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de mudança
Motociclista morre tragicamente após bater contra mureta na BR-364
Minutos antes do acidente ele participou de uma campanha de oração em uma igreja na região
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook