MPF promove seminário Enfrentamento do Neonazismo na Região Sul nos dias 14 e 15 de setembro
Iniciativa da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão busca diálogo com pesquisadores, entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, MP, polícias e governo federal
O Ministério Público Federal (MPF) vai realizar o seminário Enfrentamento do Neonazismo na Região Sul, nos dias 14 e 15 de setembro, em Florianópolis, no auditório da Procuradoria da República em Santa Catarina.
O seminário é uma iniciativa conjunta da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) com o Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região (Naop PRR4) e das Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão (PRDC) nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com o procurador regional da República na 4ª Região e coordenador do Naop PRR4, Marcelo Beckhausen, os dois dias de seminário em Florianópolis servirão para o MPF traçar estratégias conjuntas para abordar o problema junto às demais partes envolvidas, a partir da troca de ideias, diálogos e ampliação do espaço de atuação da instituição no enfrentamento do discurso de ódio.
Os debates sobre o combate à intolerância e ao discurso de ódio observado em grupos neonazistas na região Sul do Brasil, com foco nas políticas públicas e nas ações na área criminal, contarão com a participação de pesquisadores da temática do neonazismo no sul do país, entidades representativas dos Direitos Humanos, Museu do Holocausto, polícias Federal e Civil dos três estados (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Justiça e Ministério da Educação, além de órgãos de governo ligados à tutela do direito do cidadão.
O seminário contará com palestras presenciais e por meio de videoconferências, em formato híbrido. O evento será transmitido pelo canal do MPF no YouTube e pelo Zoom.
Participantes - Uma das presenças já confirmadas no seminário é de Cláudia Maria Dadico, atualmente diretora de mediação e conciliação de conflitos agrários do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que é especialista no tema. Cláudia, juíza federal, integrou a Associação Juízes para a Democracia e publicou o livro Crimes de Ódio - Diálogos entre a Filosofia Política e o direito, em 2020.
Também confirmaram participação, a partir de videoconferência, a assessora especial do ministro da Justiça e Segurança Pública, Estela Aranha; o coordenador-geral do Museu do Holocausto, Carlos Reiss; e a diretora do Programa de Políticas Educacionais Warren do Instituto Auschwitz para a Prevenção do Genocídio e Atrocidades Massivas, Clara Ramírez-Barat. A superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Santa Catarina também confirmou e estará presencialmente no evento.
O quê: Seminário Enfrentamento do Neonazismo na Região Sul
Quando: 14 e 15 de setembro
Onde: Auditório da Procuradoria da República em Santa Catarina
Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876 – Edifício Luiz Elias Daux - Agronômica, Florianópolis (SC)
Inscrições: https://forms.gle/hp62JqvUqi5fd3np6
PGR defende que Supremo discuta necessidade de aplicação de pena maior para furto noturno qualificado
Para Augusto Aras, recurso extraordinário do MP de São Paulo sobre a questão deve ter repercussão geral reconhecida pelo STF
1ª Turma rejeita insignificância, mas concede medida alternativa a condenado por furto de itens avaliados em R$ 100
A maioria dos ministros seguiu voto médio do ministro Alexandre de Moraes que converte punição a um dos condenados em medidas alternativas
Sócios da 123 Milhas têm de comparecer a depoimento na CPI das Pirâmides Financeiras
Eles foram convocados a depor nesta terça (29)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook