MPRO apresenta estratégias de responsabilização de crimes ambientais em congresso nacional
Evento reúne membros do Ministério Público de todo o país para fortalecer atuação integrada na defesa do meio ambiente

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, entre os dias 14 e 16 de abril, do XXIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, evento que reuniu instituições de todo o país para debater estratégias de atuação em defesa dos direitos fundamentais ambientais e climáticos. A delegação do MPRO também integrou a oficina temática da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com foco na proteção das unidades de conservação e nas ações frente às mudanças climáticas.
Na oportunidade, a promotora de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari participou como palestrante no painel “Crimes ambientais: desafios para uma maior efetividade na responsabilização criminal dos infratores ambientais” e compartilhou iniciativas conduzidas em Rondônia, com ênfase para a necessidade de aprimorar o trabalho de investigação e inteligência no combate à criminalidade ambiental organizada.
Publicidade
Temas estratégicos
O congresso abordou temas cruciais para a atuação do Ministério Público na área ambiental, incluindo litigância estratégica, mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos, regulação de agrotóxicos, justiça socioambiental e planejamento urbano sustentável.
A coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, enfatizou a importância da participação do MPRO em eventos de alcance nacional. "Participar desse Congresso permite aprimorar nossa articulação com outros Ministérios Públicos, compartilhar experiências bem-sucedidas e reforçar o enfrentamento dos desafios impostos pela crise climática na Amazônia", afirmou.
Integração
Além das promotoras Valéria Canestrini e Naiara Lazzari, integraram a comitiva do MPRO a promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado, o promotor de Justiça Pedro Colaneri Abi-Eçab e o procurador de Justiça Ivo Scherer. O grupo participou também da Oficina Temática da Comissão de Meio Ambiente do CNMP sobre Unidades de Conservação, discutindo diretrizes nacionais para uma atuação conjunta na preservação ambiental.
A participação do MPRO no congresso reforça o compromisso da instituição com a proteção ambiental, especialmente em Rondônia, estado que abriga parte significativa da Amazônia brasileira e enfrenta desafios constantes relacionados ao desmatamento, queimadas, invasões de unidades de conservação e outros crimes ambientais.
O que é necessário para ter IPTV de qualidade
Descubra o que é necessário para ter IPTV de qualidade e aproveite ao máximo sua experiência de streaming
Sesc RO abre inscrições para processo seletivo com prazo indeterminado
Inscrições seguem até dia 24 de abril
Semes divulga agenda de abril das escolinhas
De acordo com a Semes, nas segundas e quintas-feiras as atividades ocorrem no Cedel, no período das 19h às 20h
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook