MPRO promove campanha de doação de sangue em 2026

No MPRO, as ações de coleta de sangue acontecem duas vezes por ano: na metade e no encerramento do ano

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI) - Publicada em 25 de junho de 2026 às 15:42

MPRO promove campanha de doação de sangue em 2026

Reunindo servidores, familiares e amigos em um gesto coletivo de empatia e cidadania o Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, na quinta-feira (25/6), a primeira edição do ano da campanha de doação de sangue. A ação, ocorrida em alusão ao Junho Vermelho, aconteceu no auditório do edifício-sede, em Porto Velho, e teve como foco fortalecer os estoques da hemorrede estadual.

Com o slogan “Ser doador é transmitir amor”, a iniciativa foi promovida pelo Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos (Gaeciv), em parceria com a Seção de Atenção à Saúde (SEAS), contando com o apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

O projeto

A assessora jurídica do Gaeciv, Gabriely Talita dos Santos Silva, explicou que o projeto, iniciado em 2019, é resultado de um acordo de cooperação técnica com a Fhemeron para mobilizações anuais e expandiu seu alcance significativamente ao longo do tempo. “Essa ação é para fomentar e sensibilizar o engajamento solidário dos servidores do Ministério Público, mas também de toda a sociedade, para reforçar os estoques do Hemocentro, que tanto precisa”, diz.

O Assessor Técnico da SEAS, Rafael Prestes, disse que a campanha busca valorizar a solidariedade humana como um pilar essencial para o bem-estar da sociedade e o amparo ao próximo. “Entendemos que doar sangue é um ato simples, voluntário, que tem a capacidade de salvar muitas vidas. E o Ministério Público, ao promover essa campanha de doação de sangue reforça o seu compromisso social com a cidadania e, sobretudo, com a valorização da vida”, conclui.

A doação

O processo de doação inclui uma triagem clínica rigorosa, assegurando a proteção tanto do doador, quanto do receptor. Nesta campanha, a adesão superou as expectativas iniciais, contando com mais de 70 intenções de doações entre público interno e externo, demonstrando o forte compromisso dos doadores com a solidariedade e o auxílio ao próximo.

A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, explicou que a parceria duradoura entre as instituições tem garantido um suprimento de sangue com alto padrão de segurança e aproveitamento. “A última coleta ocorreu em dezembro do ano passado, e já registramos uma excelente qualidade do sangue doado. Isso é gratificante, pois o descarte, quando ocorre, é minimizado justamente pela fidelização dos doadores, já que a maioria possui o hábito de doar regularmente”, completa.

Solidariedade

A assistente jurídica Gizelle Mello falou sobre a praticidade de poder realizar a doação no próprio ambiente profissional. Além da conveniência logística, ela enfatizou o acesso imediato a indicadores de saúde pessoal. “A gente pode verificar como está a nossa saúde com os resultados dos exames no mesmo dia, além de realizar a doação. Eu me sinto muito grata por essa oportunidade”, diz.

O estagiário Eduardo de Almeida Ferreira, que é um doador recorrente, descreveu a doação de sangue como um ato de amor capaz de salvar vidas. Ele destacou como a desburocratização do processo incentiva a fidelização dos voluntários e fortalece o espírito de solidariedade comunitária. “A sensação de doar é maravilhosa porque a gente pode transmitir amor, literalmente, para salvar outras pessoas”, conclui.

MPRO promove campanha de doação de sangue em 2026

No MPRO, as ações de coleta de sangue acontecem duas vezes por ano: na metade e no encerramento do ano

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 25 de junho de 2026 às 15:42
MPRO promove campanha de doação de sangue em 2026

Reunindo servidores, familiares e amigos em um gesto coletivo de empatia e cidadania o Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, na quinta-feira (25/6), a primeira edição do ano da campanha de doação de sangue. A ação, ocorrida em alusão ao Junho Vermelho, aconteceu no auditório do edifício-sede, em Porto Velho, e teve como foco fortalecer os estoques da hemorrede estadual.

Com o slogan “Ser doador é transmitir amor”, a iniciativa foi promovida pelo Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos (Gaeciv), em parceria com a Seção de Atenção à Saúde (SEAS), contando com o apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

O projeto

A assessora jurídica do Gaeciv, Gabriely Talita dos Santos Silva, explicou que o projeto, iniciado em 2019, é resultado de um acordo de cooperação técnica com a Fhemeron para mobilizações anuais e expandiu seu alcance significativamente ao longo do tempo. “Essa ação é para fomentar e sensibilizar o engajamento solidário dos servidores do Ministério Público, mas também de toda a sociedade, para reforçar os estoques do Hemocentro, que tanto precisa”, diz.

O Assessor Técnico da SEAS, Rafael Prestes, disse que a campanha busca valorizar a solidariedade humana como um pilar essencial para o bem-estar da sociedade e o amparo ao próximo. “Entendemos que doar sangue é um ato simples, voluntário, que tem a capacidade de salvar muitas vidas. E o Ministério Público, ao promover essa campanha de doação de sangue reforça o seu compromisso social com a cidadania e, sobretudo, com a valorização da vida”, conclui.

A doação

O processo de doação inclui uma triagem clínica rigorosa, assegurando a proteção tanto do doador, quanto do receptor. Nesta campanha, a adesão superou as expectativas iniciais, contando com mais de 70 intenções de doações entre público interno e externo, demonstrando o forte compromisso dos doadores com a solidariedade e o auxílio ao próximo.

A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, explicou que a parceria duradoura entre as instituições tem garantido um suprimento de sangue com alto padrão de segurança e aproveitamento. “A última coleta ocorreu em dezembro do ano passado, e já registramos uma excelente qualidade do sangue doado. Isso é gratificante, pois o descarte, quando ocorre, é minimizado justamente pela fidelização dos doadores, já que a maioria possui o hábito de doar regularmente”, completa.

Solidariedade

A assistente jurídica Gizelle Mello falou sobre a praticidade de poder realizar a doação no próprio ambiente profissional. Além da conveniência logística, ela enfatizou o acesso imediato a indicadores de saúde pessoal. “A gente pode verificar como está a nossa saúde com os resultados dos exames no mesmo dia, além de realizar a doação. Eu me sinto muito grata por essa oportunidade”, diz.

O estagiário Eduardo de Almeida Ferreira, que é um doador recorrente, descreveu a doação de sangue como um ato de amor capaz de salvar vidas. Ele destacou como a desburocratização do processo incentiva a fidelização dos voluntários e fortalece o espírito de solidariedade comunitária. “A sensação de doar é maravilhosa porque a gente pode transmitir amor, literalmente, para salvar outras pessoas”, conclui.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook