MPRO realiza curso sobre gerenciamento e negociação em crises de segurança pública
O curso tem como objetivo capacitar os membros do MPRO para atuarem em cenários de crises que exijam respostas imediatas, garantindo o restabelecimento da normalidade em favor da sociedade
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) iniciou, nesta terça-feira (6/8), o Curso de Noções Básicas de Gerenciamento de Crises e Negociação em Crises, com ênfase em Crises de Segurança Pública. O treinamento procura garantir uma atuação uniforme entre os órgãos de segurança pública e o sistema prisional, assegurando a efetividade das recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O evento acontece presencialmente no auditório da sede do MPRO, em Porto Velho, e é promovido pela Escola Superior do MPRO (EMPRO), em parceria com o Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP).
A mesa de abertura contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Ivanildo de Oliveira; do Corregedor-Geral, Procurador de Justiça Cláudio José de Barros Silveira; do Conselheiro do CNMP e Procurador de Justiça Militar, Jaime de Cássio Miranda; do Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes; e do Coordenador do GAESP, Promotor de Justiça Tiago Cadore. Também participaram representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Secretaria de Estado da Justiça.
Capacitação
O curso tem como objetivo capacitar os membros do MPRO para atuarem em cenários de crises que exijam respostas imediatas, garantindo o restabelecimento da normalidade em favor da sociedade. O PGJ, Ivanildo de Oliveira, destacou a importância da iniciativa: "Nosso objetivo é preparar os membros do MPRO para enfrentar situações emergenciais com eficácia e rapidez, garantindo a segurança e a tranquilidade da população".
Importância
Durante o evento, o Procurador de Justiça Militar Miranda, destacou os desafios da segurança pública no Brasil, enfatizando a necessidade de um sistema prisional eficiente. O PGJ lembrou que problemas na segurança pública e prisional têm longo histórico, e também relatou suas experiências com a segurança pública ao longo dos anos.
Participação e Colaboração
O Promotor de Justiça Cadore agradeceu o apoio do MPRO e a colaboração das forças de segurança presentes, destacando a importância da parceria entre as instituições. A superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luciana Alves, também reforçou a relevância do tema do curso e a necessidade de preparação para situações de crise.
Temáticas Abordadas
Durante o curso, serão abordados diversos tópicos essenciais para o gerenciamento e a negociação em crises. Os participantes aprenderão sobre os princípios básicos do gerenciamento de crises, graus de risco ou ameaças e níveis de resposta, além do Sistema de Gerenciamento de Crises (SGC). Também serão discutidos os papéis dos principais atores do gerenciamento de crises, a doutrina de GC ou da confrontação, as fases de pré-confrontação e de resposta imediata, e a operação e organização do posto de comando. O plano específico e as alternativas de solução de crises táticas serão abordados, assim como as regras básicas para comunicação em crises. A prevenção de ameaças, como terrorismo e crime organizado, e orientações para ocorrências com bombas e explosivos também serão temas do curso. Estratégias de negociação em crises policiais serão apresentadas, culminando em uma mesa redonda com agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal. Finalmente, a análise de risco como instrumento de enfrentamento a eventos críticos será um dos focos do treinamento.
MPRO e PRF divulgam campanha Agosto Lilás em coletiva de imprensa
A Promotora de Justiça Tânia Garcia expõe sobre a necessidade de acolhimento adequado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar
Mulheres cansaram de caras imaturos e agora buscam a Hipergamia feminina
O termo hipergamia tem ganhado destaque na mídia, principalmente porque pesquisas recentes mostram que a falta de dinheiro é uma grande fonte de estresse para muitas mulheres
Nutricionista do CEUB dá dicas para combater o déficit de água no corpo no período seco
Além do consumo de água pura, legumes, hortaliças e frutas, refeições caldosas podem ajudar na hidratação no período e seco
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook