MPRO realiza vistorias em hospitais e aponta medidas para melhoria no atendimento
No Hospital de Base, problemas foram identificados em diversas áreas, como psiquiatria, farmácia, laboratórios e setor cirúrgico, que mesmo após reforma recente apresenta falhas pontuais
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, nesta semana, inspeções em unidades de saúde da capital, incluindo o Hospital de Base (HB), o Hospital João Paulo II e o Cosme e Damião. As visitas integram o trabalho de fiscalização das condições de atendimento nos hospitais estaduais, sob a coordenação da 13ª Promotoria de Justiça, especializada na curadoria da saúde estadual.
No Hospital de Base, problemas foram identificados em diversas áreas, como psiquiatria, farmácia, laboratórios e setor cirúrgico, que mesmo após reforma recente apresenta falhas pontuais. De acordo com o promotor de Justiça Leandro da Costa Gandolfo, a administração do hospital se comprometeu a corrigir os problemas apontados.
Além disso, a falta de profissionais foi confirmada como uma situação crítica em todas as unidades vistoriadas. Segundo o promotor, já há previsão de realização de concurso público pelo Estado em 2025, com edital programado para o primeiro semestre e contratações no segundo.
No Hospital João Paulo II, os principais problemas estão ligados à estrutura física e à lotação dos corredores por pacientes, situação que foi atribuída às obras de reforma em andamento. A previsão é que as intervenções sejam concluídas até fevereiro de 2025, incluindo a modernização de equipamentos.
O hospital também enfrenta déficit de cirurgiões. Após a vistoria, a direção estadual determinou o reforço imediato da equipe, com a alocação de cinco novos cirurgiões, somando seis profissionais na área. Em média, o hospital realiza de 20 a 30 atendimentos diários na cirurgia, que podem variar de procedimentos simples a operações complexas.
Acompanhamento e diálogo
As vistorias foram acompanhadas por instituições parceiras, como os Conselhos de Medicina e Farmácia, e encerradas com reuniões com gestores hospitalares e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O MPRO reforçou a necessidade de melhorias urgentes para garantir atendimento digno aos pacientes e o uso adequado dos recursos públicos.
Direito à saúde
O MPRO atua para assegurar o direito de todos ao acesso à saúde pública de qualidade. A fiscalização das condições nos hospitais é uma forma de cobrar do Estado medidas que promovam esse direito, protegendo a vida e a dignidade da população.
Mega da Virada 2024: o uso da Inteligência Artificial como aliada na escolha dos números
Para os mais indecisos ou menos supersticiosos, as IAs podem dar “aquela forcinha” na escolha dos números para apostar no concurso, que deve pagar o maior prêmio da história
Especialistas do IEEE apontam os desafios para o promissor futuro dos carros elétricos
Entre esses obstáculos, destacam-se a expansão da infraestrutura de recarga e a busca por soluções eficientes de reciclagem
Ministério Público de Rondônia finaliza 1ª etapa do Projeto MP-SUAS
O objetivo desta etapa foi levantar dados do funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos 52 municípios de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook