Mudanças em Contabilidade terão 2 anos de prazo
Novas diretrizes tornam ensino contábil mais prático e focado no mercado; universidades têm até 2026 para se adequar
O ensino de Ciências Contábeis no Brasil passa por transformações importantes. Com a publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os cursos precisam revisar conteúdos e estrutura curricular, e as universidades têm um prazo de dois anos, iniciado em maio de 2024, para se adequar às novas exigências.
As mudanças promovem uma formação mais prática e alinhada às demandas do mercado. O foco deixa de ser exclusivamente teórico e passa a priorizar o desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, liderança, comunicação e uso de novas tecnologias. Além disso, os cursos passam a contemplar temas como governança corporativa, sustentabilidade (ESG) e questões ambientais, refletindo a necessidade de preparar profissionais para um mercado cada vez mais complexo e responsável.
O estágio supervisionado torna-se obrigatório, garantindo experiência prática aos estudantes, enquanto o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderá ser facultativo, oferecendo mais flexibilidade para que os alunos desenvolvam habilidades diretamente relacionadas à prática profissional.
Para auxiliar universidades e docentes na implementação dessas mudanças, o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) promoverá um seminário especial, conduzido pelo conselheiro Wanderley Oliveira. O evento acontece no dia 10 de outubro de 2025, das 19h às 21h (horário de Rondônia), com transmissão ao vivo pelo Zoom e retransmissão no canal do CRCRO no YouTube. A participação é gratuita, e o link de inscrição pode ser realizada através do link: https://www1.cfc.org.br/evento?E34
Segundo o CRCRO, o seminário é uma oportunidade para que coordenadores de curso, professores e estudantes compreendam de forma clara como essas mudanças impactam o ensino contábil e quais os próximos passos para sua implementação nas instituições de ensino.
Sobre o palestrante:
Wanderley Oliveira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia e possui mestrado em Administração Pública também pela UNIR . Atualmente, está como Analista Judiciário e Auditor Interno no Tribunal de Justiça de Rondônia e é Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia.
Prefeitura realiza limpeza e coleta de entulhos no São Francisco
Ação da Semosp no bairro São Francisco integra esforço da Prefeitura de Ji-Paraná para manter a cidade limpa, prevenir doenças e atender demandas da população
APAE e Governo Federal promovem inclusão de autistas no esporte
Projeto TEATIVO Norte oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes com autismo, promovendo inclusão e desenvolvimento com apoio do Ministério do Esporte
Cláudia de Jesus solicita medicamentos à Sesau para 8 municípios de RO
Deputada cobra reforço da assistência farmacêutica para cidades do interior de Rondônia




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook