Mulheres participam de roda de conversa para discutir a ocupação do público feminino nos espaços de poder
A atividade teve participação de Camila Moreno, integrante da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)
As Diretoras do Sintero, bem como lideranças de outros movimentos sociais e sindicais, participaram nesta segunda-feira (28/03), da roda de conversa sobre o protagonismo das mulheres nos espaços de poder. A atividade teve participação de Camila Moreno, integrante da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
Na atividade, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, falou sobre a importância da união das mulheres e da necessidade de garantir que elas sejam eleitas e tenham voz ativa nas decisões políticas, a partir da ocupação de espaços de poder. Para ela, as próximas eleições serão primordiais para que o público feminino assegure representatividade no parlamento nacional e estadual.
A secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra, pontuou que o combate à violência e ao feminicídio está diretamente ligado à temática, uma vez que, sem representatividade, as mulheres são impossibilitadas de pleitear políticas públicas que promovam mais segurança para as vítimas e sanções mais duras aos responsáveis.
Após ouvir todas as demandas apontadas pelas mulheres, Camila Moreno falou sobre a sua trajetória de luta e de como a cultura machista está impregnada na sociedade brasileira, fazendo com que a igualdade de gênero permaneça sendo uma pauta constante da luta das mulheres. A integrante da Executiva Nacional do PT ressaltou que o Brasil é um dos países com menor taxa de representatividade feminina na política e, normalmente, as mulheres são utilizadas para preenchimento da cota mínima dos partidos. Portanto, ressaltou que este é um importante momento para que as mulheres assumam o protagonismo na luta e garantam representatividade política para atuarem em favor dos interesses coletivos femininos.
“Em breve, o país passará por um processo eleitoral democrático, no qual a união e mobilização das mulheres serão indispensáveis para que possamos mudar a atual conjuntura política. Consideramos que essa roda de conversa é o pontapé inicial para que as mulheres sindicalistas e dos movimentos sociais se empoderem, troquem ideias e construam estratégias para garantir a participação nos espaços de poder”, disse Lionilda Simão,presidenta do Sintero.
VEJA AS FOTOS ABAIXO:
Vacinação contra a gripe inicia segunda-feira (4) para 65 mil pessoas
Serão contemplados, inicialmente, quem tem 60 anos ou mais e profissionais da saúde
Luciano Hang questiona princípio de parcialidade do Juiz do caso Felipe Neto
Como esperar uma decisão isenta de um juiz militante? Ele, no mínimo, devia se declarar suspeito e determinar que outro juiz analisasse o processo
Hoje tem transmissão do jogo Flamengo e os especiais Cazuza e Barão Vermelho no Grego Original
A casa abre a partir das 17, e o espetáculo musical começa a partir das 19h








Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook