Município obtém o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de fortes chuvas
Com a medida, município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (23), a situação de emergência na cidade de Parecis, em Rondônia, castigada por fortes chuvas. A Portaria nº 1.598 com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Publicidade
Até o momento, Rondônia tem três reconhecimentos vigentes, dos quais dois por chuvas intensas e um por inundações.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
INSS devolve descontos indevidos de abril a partir desta segunda-feira (26)
Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários. Devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho
Mais de 5% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos são autistas, segundo dados inéditos do IBGE
Essa é a maior prevalência do diagnóstico por faixa etária e meninos são maioria, segundo os números recém-divulgados do Censo 2022; Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo
Moraes ameaça prender ex-deputado durante audiência da ação do golpe
Aldo Rebelo foi ouvido como testemunha do almirante Almir Garnier
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook