Município registra queda no número de casos de HIV

SAE realizou quase 5 mil testes para detecção de ISTs

Decom Ji-Paraná/Foto: Acervo CCS
Publicada em 03 de janeiro de 2023 às 16:19
Município registra queda no número de casos de HIV

O número de novos casos de infecções por HIV teve queda em Ji-Paraná, nos dois últimos anos. Segundo o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os registros diminuíram cerca de 25%, quando comparados os anos de 2022 e 2021.

Em 2021, o número total de casos foi de 50, sendo 44 pacientes adultos e seis gestantes. No último ano, 38 pessoas testaram positivo para manifestação do vírus HIV, com 36 casos em adultos e duas gestantes.

No último ano, o SAE-IST realizou cerca de 5 mil testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Para a enfermeira responsável pelo SAE, Luciana Santana Martins, a queda nos registros está diretamente ligada às ações de testagem e de conscientização.

“Durante o ano, realizamos ações externas, com a população de vulnerabilidade social, com caminhoneiros na BR-364 e também na Parada do Orgulho LGBT. Também participamos de ações educativas e entrevistas para conscientizarmos a população sobre o HIV e outras ISTs”, comentou Luciana.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST) da Semusa, presta atendimento a cerca de mil pessoas que convivem com HIV. O SAE-IST é uma unidade regionalizada, com assistência aos pacientes de Ji-Paraná e municípios da região central de Rondônia.

“Devemos ressaltar que o HIV não é o mesmo que a Aids. Muitos pacientes vivem com HIV com qualidade de vida. Para que isso aconteça, são necessários três fatos, que são a testagem, o diagnóstico e o tratamento adequado dos pacientes”, detalhou a enfermeira do SAE.

Luciana ainda explicou que a Aids é o estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV. Mais vulnerável, o organismo fica sujeito a diversos agravos, também conhecidas como infecções oportunistas, que podem ser um simples resfriado ou infecções mais graves, como tuberculose ou até mesmo cânceres.

No início de dezembro, Ji-Paraná recebeu a certificação do Ministério da Saúde (MS) da eliminação da transmissão vertical de HIV, que é quando o vírus é transmitido da mãe para o bebê, na gestação, parto ou durante a amamentação.

O reconhecimento público foi concedido após o município ser uma das 27 cidades, em todo o país, a atingir, dentro do seu território, as metas estabelecidas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O SAE é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids, hepatites virais e outras ISTs e também aos familiares dos pacientes, com atendimento, aconselhamento, consultas de enfermagem, psicologia, serviço social, médico, controle e distribuição de antirretrovirais.

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook