Municípios devem implementar tarifa de água e esgoto para evitar sanções
A tarifa deve ser implementada até 24 meses após a publicação da lei, ou seja, 13 de junho de 2026
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) informa que os gestores devem implementar a Tarifa Social de Água e Esgoto em todos os municípios. O não cumprimento da obrigatoriedade está sujeito a sanções previstas na Lei n.º 14.898/2024.
A tarifa deve ser implementada até 24 meses após a publicação da lei, ou seja, 13 de junho de 2026. A medida visa garantir o acesso aos serviços de saneamento básico para as famílias de baixa renda que atendam aos critérios estabelecidos, gerando um desconto de 50% na tarifa de abastecimento de água e esgoto.
A tarifa social será aplicada até o limite de consumo de 15m³ de água mensais por residência. As prefeituras deverão manter o CadÚnico atualizado, permitindo a identificação correta dos beneficiários.
Também é dever dos municípios darem ampla divulgação sobre o funcionamento da tarifa social aos usuários dos serviços de abastecimento de água e esgoto.
Além disso, é necessário a adesão a alguma Entidade Reguladora Infranacional (ERI), conforme a Lei n.º 11.445/2007, que informará à Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) sobre o cumprimento das exigências estabelecidas na legislação.
O não cumprimento das obrigações poderá acarretar em restrições no acesso a recursos da União. Portanto, a AROM destaca que os gestores devem se adequar à lei, garantindo que todos tenham acesso a saneamento básico de qualidade.
Municípios rondonienses podem aderir ao Programa Farmácia Popular
São duas vagas disponíveis para cada município, que serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição, desde que atendam os requisitos estabelecidos
Lei do Feminicídio completa 10 anos como marco de proteção à mulher
Lei, publicada em 2015, teve origem na conclusão do trabalho da CPMI da Violência Contra a Mulher, de 2012
Mudanças no Pix: saiba como consultar e regularizar pendências no CPF
Agência Brasil preparou passo a passo para regularização




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook