Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é opção de lazer nas férias escolares em Porto Velho
Acervo conta a história da construção da ferrovia e do surgimento da capital de Rondônia
O público não paga nada para realizar a visitação
Diversão e aprendizado ao mesmo tempo. É o que proporciona o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma das opções de cultura e lazer para crianças e jovens neste período de férias escolares.
No local, o público tem acesso a um acervo variado de peças que contam a história da construção da lendária ferrovia e, consequentemente, do surgimento da cidade e do estado de Rondônia, além dos principais personagens dessa epopeia na Amazônia brasileira.
O público não paga nada para realizar a visitação, mas é preciso agendar o dia e horário pelo site Sympla, clicando aqui. As pessoas podem optar pela visita guiada ou não. No caso da visita guiada, o visitante é acompanhado por um guia de turismo que explica toda importância e o contexto histórico de cada peça do museu.
Entre os atrativos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer ferramentas utilizadas na construção da ferrovia e na manutenção das máquinas, documentos, fotografias, peças, móveis, bússola, abajur, bonés e a locomotiva, a primeira trazida para a região em 1878, entre outros itens do acervo histórico.
NORMAS
As pessoas podem optar pela visita guiada ou não
É preciso ficar atento às normas de visitação, pois não é permitido circular dentro do museu sem camisa, descalço, utilizando capacete ou portando bolsas e sacolas. Tais objetos devem ser colocados no guarda-volumes, sem qualquer custo para o visitante.
Além disso, é proibido portar qualquer tipo de arma, consumir alimento ou bebidas. Fotos e vídeos no momento da visitação são permitidos, desde que não usem flash ou bastões de selfie. Circulação de pets na área interna do museu, somente para cães-guias.
HORÁRIO
O horário de funcionamento de todo o Complexo é de terça a domingo, das 10h às 22h. Já o funcionamento do Museu da EFMM é de quarta a domingo, das 10h às 18h.
As quartas e quintas, a prioridade de visitas guiadas é para grupos de instituições de ensino, mas, entre 12h e 14h, a visitação é livre e não-guiada. Às sextas, sábados e domingos, a visita guiada será das 10h às 12h e das 16h às 18h. No período das 12h às 16h funcionará a visita não guiada.
Há um intervalo de 30 minutos entre os visitantes não-guiados. O número máximo de pessoas por visita ao Museu será de dois grupos de 25 pessoas cada.
AGENDAMENTO
A visitação de escolas e faculdades é gratuita e pode ser agendada pelo e-mail: [email protected].
Mais informações pelo telefone: (69) 98473-6948.
Quatro farmácias municipais abrem neste sábado (20) para retirada de medicamentos de saúde mental
Iniciativa busca evitar prejuízos aos pacientes, uma vez que os atendimentos ficaram suspensos durante capacitação dos farmacêuticos
TJRO mantém direito a redução da jornada de trabalho a um pai para cuidar do filho de 4 anos
A criança tem uma doença rara que provoca crescimento excessivo
18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela queda de 3,4% na taxa de mortes violentas intencionais (MVI)
Publicação traz como destaques ranking com as 10 cidades brasileiras mais violentas, uma análise especial sobre roubos e furtos de celulares e o crescimento de todas as modalidades de violências contra as mulheres
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook