Na Rondônia Rural Show Mosquini cobra Regularização Fundiária do Ministro Nabhan Garcia
O deputado Lucio Mosquini enfatizou que o maior problema econômico de Rondônia é a regularização fundiária
Foto: Divulgação
O deputado federal Lucio Mosquini participou no ultimo sábado, 25 de maio, de uma reunião que aconteceu na 8° Rondônia Rural Show Internacional, e cobrou insistentemente ações do governo federal voltadas para as questões de regularização fundiária, e emissão dos títulos de propriedade definitiva da terra.
O evento contou com a presença do Governador Marcos Rocha, do Vice-Ministro Nabhan Garcia, que é o Secretário Especial de Assuntos Fundiários, contou com a presença do presidente da ALE deputado Laerte Gomes, o secretário nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Júnior, e demais secretários e deputados estaduais.
O deputado Lucio Mosquini enfatizou que o maior problema econômico de Rondônia é a regularização fundiária, ou seja, a falta de documentos das propriedades rurais que garante o direito de propriedade, e não somente a posse.
O BASA já investiu cerca de oito bilhões em Rondônia do FNO - Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
O FNO é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, e neste ano estão programados um bilhão e meio de reais em investimentos para Rondônia, entretanto a falta de documentos se constitui uma barreira que impede o produtor rural ter acesso a esse crédito.
Mosquini ainda informou que Rondônia possui 79.889 propriedades aptas a serem tituladas, porém na grande maioria, faltam apenas a vistoria e o Georreferenciamento, ou seja, o mapeamento do imóvel rural, e com o cumprimento dessas duas diretrizes (Georreferenciamento e vistoria) imediatamente poderá ser emitido mais de 79 mil títulos em Rondônia.
Outra cobrança do Parlamentar foi em relação à tabela de preço da terra em Rondônia, Mosquini contestou o valor do hectare avaliada pelo INCRA, que custa em torno de 3 mil reais, “ É um absurdo, essa terra já foi paga com malária, já foi paga com hepatite, já foi paga com espingarda e com a vida daqueles que aqui chegaram e colonizaram, não é justo que paguem novamente”, finalizou Mosquini.
Confira a fala do deputado na íntegra:
Presidente Laerte Gomes afirma que agirá para acabar com cartel dos laticínios em Rondônia
Parlamentar afirma que empresas têm incentivos fiscais, enquanto as famílias do campo não cobrem os custos da produção
Assembleia Legislativa aprova projetos que garantem mais de R$ 380 milhões em crédito suplementar ao Governo
Principal projeto, de R$ 347 milhões, garante parcelas da dívida do Beron e recursos para Saúde, Polícias Militar e Civil, DER, Sedam e Seagri
Alex Silva marca reunião para resolver demandas de bairros da capital
A reunião foi proposta pelo deputado para resolver problemas que têm sido vivenciados pela população em diferentes bairros da capital e nos setores chacareiros.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook