Não deixe para a última hora: faltam dois meses para regularizar o título e poder votar em 2022
Em 4 de maio se encerra o prazo para alistamento ou regularização da situação cadastral de eleitoras e eleitores a tempo das Eleições Gerais deste ano
Cidadãs e cidadãos brasileiros têm até o dia 4 de maio para fazer o alistamento como eleitora ou eleitor, bem como para regularizar o título a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022. A data, prevista no calendário eleitoral do pleito deste ano, marca a véspera do fechamento do Cadastro Eleitoral, medida necessária para a organização da votação em outubro.
Para o alistamento eleitoral, não é necessário ir até um cartório eleitoral. Isso porque, em razão das medidas de contenção e prevenção contra a covid-19, ainda não foi retomado o atendimento presencial. Todo o processo pode ser feito de casa, por meio do Portal do TSE na internet, na plataforma Título Net. Oportunamente, quando a situação sanitária estiver normalizada, eleitoras e eleitores serão convocados para a coleta dos dados biométricos.
Passo a passo
O acesso é feito no Portal do TSE na internet (www.tse.jus.br), na aba “Eleitor e eleições”, no topo da página. Na coluna à esquerda do menu que se abrir, clique na última opção: “Tire seu título – Título Net”. A partir daí, a pessoa que já esteja inscrita como eleitora ou eleitor poderá verificar se tem algum débito pendente com a Justiça Eleitoral. Caso a situação esteja irregular, poderá regularizá-la, emitindo a guia da multa eleitoral para pagamento.
A plataforma também possibilita o envio de toda a documentação necessária para o alistamento eleitoral e a emissão do primeiro título de eleitor. Basta seguir as instruções da página e, então, clicar em “Iniciar seu atendimento a distância”. Na mesma página, é possível acompanhar o andamento do processo de emissão do novo título ou da regularização cadastral.
Ao fim do processo, a nova eleitora ou o novo eleitor receberá o número do título, com o qual poderá baixar o aplicativo e-Título (baixe na App Store ou no Google Play) para ter em mãos a versão digital do documento. Pelo app, também é possível saber o número e o endereço da seção eleitoral onde deverá comparecer para votar nos dois turnos das eleições em outubro.
NOVA MUDANÇA NOS PLANOS DA POLÍTICA RONDONIENSE: MARCOS ROGÉRIO CONFIRMA QUE É CANDIDATO AO GOVERNO
A gente tem que cuidar para não enlouquecer, na tentativa de entender a complexidade da nossa política
Jaqueline Cassol confirma pré-candidatura ao senado e apoio ao irmão para governo de Rondônia
Advogada, especialista em direito público e penal, ela hoje é presidente estadual do Partido Progressista, sigla que faz parte do bloco de apoio ao presidente Jair Bolsonaro
STF mantém nova fórmula de cálculo do valor do Fundo Eleitoral
Por maioria dos votos, os ministros indeferiram medida cautelar solicitada pelo Partido Novo contra dispositivo da LDO
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook