O crescimento mercado de artigos de luxo no Brasil

É importante ter em mente que esse é um tipo de mercado um pouco limitado, ou seja, direcionado apenas para uma parcela da população, mas que está se tornando cada vez mais acessível.

Tudorondonia
Publicada em 15 de dezembro de 2022 às 16:12
O crescimento mercado de artigos de luxo no Brasil

Talvez você não saiba, mas o mercado de artigos de luxo no Brasil vem mostrando um crescimento absurdo, até mesmo como uma forma de investimento.

Só para você ter uma ideia, uma bolsa Prada original preço usada pode se tornar um item bem interessante para revenda ou até ser uma possibilidade para quem não tem condições de comprar uma bolsa nova.

De acordo com casas de leilões, alguns artigos podem ter uma valorização significativa ao longo de 3, 5 anos, sendo assim um investimento bem rentável.

Apenas a título de curiosidade, segundo dados do Fórum E-commerce Brasil 2022, o Brasil representa cerca de 1,5 % do mercado de luxo do mundo.

Portanto, se você quer saber mais como anda esse mercado no Brasil, vale a pena continuar a leitura e conferir!

Mercado de artigos de luxo: entenda como funciona

Antes de mais nada, esse é um mercado que não é para todo mundo, afinal, em alguns casos, o investimento é bem alto.

No entanto, se você tem uma sobra no seu orçamento e está pensando em diversificar um pouco, é uma boa alternativa.

É importante ter em mente que esse é um tipo de mercado um pouco limitado, ou seja, direcionado apenas para uma parcela da população, mas que está se tornando cada vez mais acessível.

Ao contrário de outros produtos que só em sair da loja já perdem seu valor, aqui é diferente. Artigos de alto padrão são super valorizados com o passar dos anos, e dependendo do produto, passam a se tornar peças de colecionador.

Mais uma vez: se você tem uma reserva financeira é claro, que usá-la não irá comprometer seu orçamento, vale sim apostar no nicho de mercado de artigos de luxo.

Vantagens e desvantagens do mercado de artigos de luxo

Se você está pensando em investir em artigos de luxo, é importante conhecer os prós e os contras, e depois você analisa se tem ou não o perfil.

Vamos começar pelas vantagens:

- Investimento pessoal: a pessoa pode se interessar em adquirir uma peça de luxo simplesmente porque dá valor a esses tipos de produtos, ou seja, compra uma roupa de marca para usar e quem sabe vender no futuro;

- Segurança: é um investimento de baixo risco, uma vez que existe uma valorização real;

- Baixa competitividade: não é todo mundo que tem condições de comprar um item de luxo, logo, há uma baixa competitividade.

Além dessas vantagens, vale lembrar que, como é um mercado mais restrito e não acessível a todas as pessoas, somente aquelas que realmente têm conhecimento são capazes de enxergar mais além e ver ali um bom investimento.

E as desvantagens?

Como já falamos acima, é necessário conhecer bem o negócio, caso contrário, você pode acabar perdendo dinheiro.

Vamos supor que você esteja pensando em revender uma taça de champanhe cristal do século passado. Só vai se interessar em adquirir essa peça quem tem conhecimento que a peça tem um alto valor.

Por isso, a recomendação é: sempre antes de vender um item de luxo, solicitar a opinião de um especialista, como um avaliador.

Assim, será possível precificar com o valor justo e você não correr o risco de fazer um negócio ruim e pior, perder dinheiro.

Um outro ponto negativo é a baixa liquidez, ou seja, se você deseja vender rápido, saiba que não será possível.

Isso porque, além de ter que encontrar uma pessoa que se interesse em comprar, conheça o produto, é necessário que ela tenha condições financeiras de adquiri-lo.

Vale a pena investir em artigos de luxo?

É importante ter em mente que não são todas as pessoas que têm perfil para investir em artigos de luxo, particularmente porque exige muita paciência e tempo.

Simplesmente porque são produtos que não são vendidos da noite para o dia, e muitas vezes, pode demorar muito.

Além disso, é preciso buscar informações sobre como anda a situação econômica, a oscilação do dólar, e mais importante, se existe demanda.

Assim como qualquer outro tipo de investimento, é preciso avaliar muito bem todos os indicadores antes de começar, em especial, os possíveis riscos a longo prazo.

Por outro lado, mesmo que você precise investir um valor bem alto, saiba que a rentabilidade é bastante atrativa, e sem falar que a valorização é bem rápida.

Isso significa que sempre haverá demanda e oferta, e por mais que possa demorar um pouco para vender, o mercado é bem rentável!

Conclusão

Agora que você entendeu melhor como funciona o mercado de artigos de luxo, deve ter notado que pode trazer bons rendimentos.

Lembre-se que o sonho de muitas pessoas é poder circular com uma bolsa ou sapato de grife, e você pode proporcionar isso a elas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook