O DIA NA HISTÓRIA

1989 – O Presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado Osvaldo Piana, promulga a segunda Constituição do Estado

Lúcio Albuquerque – [email protected]
Publicada em 28 de setembro de 2020 às 07:34
O DIA NA HISTÓRIA

28 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA: 1989 – O Presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado Osvaldo Piana, promulga a segunda Constituição do Estado. A  primeira foi em 1983.
COMEMORA-SE: Dia Mundial contra a Raiva Animal. Dia do Anunciante. Católicos lembram Santa Eustóquia, São Lourenço I e São Venceslau.

•    FATOS: 1871 -  A princesa Isabel assina a Lei do ventre Livre, que considerava livres todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. 1885 — Lei dos Sexagenários libertação de todos os escravos com mais de 60 anos. 1889 — A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) define o comprimento de um metro. 1895 — Morre o cientista francês  Louis Pasteur. 1905 — A Teoria da Relatividade de Einstein é publicada no Annalen der Physik. 1928 – Alexander Fleming obsereva um grupo de mofo     que mata bactérias em seu gabinete, iniciando aí o estudo sobre a penicilina. 1951 - A CBS disponibiliza os primeiros televisores em cores para venda, mas o produto é descontinuado menos de um mês depois.1958 — Karol Wojtyla (futuro papa João Paulo II) é ordenado bispo em Cracóvia.

•    FOTO DO DIA -  Promulgação da II Constituição do Estado , 28 de setembro de 1989, elaborada por determinação da constituinte federal de 1988. Rondônia tivea sua primeira Constituinte em 1983. A de 1989 foi presidida pelo deputado Osvaldo Piana, que fora 1º secretário da Constituinte anterior, como os deputados Amizael Silva (relator da duas), Silvernani Santos, Manoel Messias, José do Prado e Heitor Costa. Na foto, Piana (ao centro), entre o presidente do Judiciário desembargador Aldo Castanheira e o prefeito de Porto Velho Chiquilito Erse. Em 1990 Piana sereia eleito o primeiro rondoniense governador do Estado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook