O DIA NA HISTÓRIA 01 DE MARÇO!
1988 – A Universidade Federal de Rondônia, Unir, inaugura seu campus, denominado “José Ribeiro Filho”, a 10 KM do centro de Porto Velho
RONDÔNIA: 1984 – O comitê rondoniense pró-eleição direta anuncia ampliação da organização do movimento. 2008 – A Agência Nacional do Petróleo anuncia que postos de gasolina colocam 13% a mais de álcool na gasolina vendida no Estado. 1988 – A Universidade Federal de Rondônia, Unir, inaugura seu campus, denominado “José Ribeiro Filho”, a 10 KM do centro de Porto Velho. 2012 – A Assembleia Legislativa instala comissão para processar cinco deputados envolvidos na Operação Termópilas.
COMEMORA-SE: Dia Nacional do Turismo Ecológico. Dia Mundial de Zero Discriminação. Dia das Crianças Doentes. Dia Pan-Americano de Turismo. Dia Internacional da Proteção Civil. Católicos celebram Santo Albino de Angeres, São Félix III
BRASIL: 1845 — Acordo assinado por David Canabarro e o Duque de Caxias encerra a Revolução Farroupilha. 1870 — Fim da Guerra do Paraguai, iniciada em 1864. 1894 — Prudente de Moraes é o 1º presidente eleito por voto direto no Brasil. 1923 — Morre Ruy Barbosa (n. 1849), jurista, jornalista e político.
MUNDO: 1290 — O rei Dom Dinis assina o documento Scientiae thesaurus mirabilis, criando a Universidade de Coimbra (PORT). 1998 — O filme Titanic torna-se o primeiro filme a ganhar mais de U$ 1 bi em todo o mundo.
FOTO DO DIA: OS REGATÕES DO ABUNÃ
Um dos setores que ainda falta muito para serem bem conhecidos e também da importância que tiveram para a economia desde os tempos anteriores à construção da ferrovia Madeira-Mamoré é o dos regatões, que além venderem ou trocarem seus produtos levavam também informação sobre as pessoas e as vilas da região.
Traziam mercadorias diversas, que podiam ir de fardos de gêneros alimentícios a medicamentos ou pacotes de fumo e de pentes, e que trocavam com seringueiros e outros moradores, por peles de animais, castanha, borracha etc.
Quando surgiam na curva do rio, logo chamavam a atenção e as pessoas iam para a “beira”, como ouvi de antigos moradores – também no Amazonas. Eram essenciais como agentes de comunicação, porque não havia rádio nem outro meio de comunicação e o regatão acabava sendo também um informante do que acontecia.
O preço do que vendia ou que oferecia para trocar sempre era mais do que seria o normal. Da mesma forma o preço que pagavam, em dinheiro ou no escambo, era ditado por eles e o ribeirinho, sem outra opção, acabava pagando o pedido ou o oferecido.
Na foto, um regatão desembarcando borracha adquirida numa viagem pelo Rio Abunã.
(F. Acervo Aldenir Courinos, no saudosismoportovelhense)
Prefeitura monta três pontos de atendimento presencial ao contribuinte na capital
Consulta do imposto já pode ser feita no portal da Semfaz
Você sabe o que são doenças cardiovasculares?
Conheça os principais tipos e sintomas das doenças que são a causa número um de mortes no planeta
Jovens promessas do xadrez rondonienses prometem grandes emoções
Neste domingo será dada a largada do CRX 2023, que determinará os grandes campeões do ano na modalidade rápida
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook