O DIA NA HISTÓRIA 04 DE DEZEMBRO!

1982 – Tragédia no quartel do EB em Guajará-Mirim: soldado atira e mata um capitão, um tenente e um sargento, até ser fuzilado pela sentinela do quartel

Lúcio Albuquerque
Publicada em 05 de dezembro de 2022 às 09:22
O DIA NA HISTÓRIA 04 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia do Orientador Educacional, Dia do Perito Criminal Oficial,  Dia Internacional do Pedicuro, Dia Mundial da Propaganda.Católicos celebram Santa Bárbara, São João Damasceno.

RONDÔNIA: 1991 – A Unir, a pedido dos Adventistas, altera as datas do vestibular. 1978 – Em Vilhena, instalada a Igreja Batista para Cristo.1982 – Tragédia no quartel do EB em Guajará-Mirim: soldado atira e mata um capitão, um tenente e um sargento, até ser fuzilado pela sentinela do quartel. 2020 – Depois de 80 anos o colégio Dom Bosco, de Porto Velho, encerra suas atividades.

BRASIL: 1810 – Decreto do rei Dom João cria no Rio de Janeiro a Academia Real Militar, atual Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). 1905 – Nasce Emílio Garrastazu Médici (m. 1985), o 28ºpresidente brasileiro. 1985 – Morre Teixeirinha (n. 1927), cantor e compositor.

MUNDO: 1791 – Publicado na Inglaterra o “Britain’s Observer”, o 1º jornal de domingo do mundo. 1984 – Morre John Rock (n. 1890), cientista (EUA) que desenvolveu a pílula anticoncepcional feminina. 1991 — A empresa aérea Pan American World Airways cessa suas operações após 64 anos.

FOTO DO DIA : Santa Bárbara, virgem e, por sua fé, decapitada pelo próprio pai que, na hora da decapitação (seu pai) foi atingido por um raio. Devotada por católicos, ortodoxos e anglicanos, e nas religiões afro-brasileiras, onde é Iansã, a orixá Guerreira. Santa Bárbara é padroeira dos profissionais que lidam com o fogo, como bombeiros, e protetora contra tempestades e trovões. No Brasil, a santa batiza 11 cidades, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Porto Velho, Santa Bárbara é a patrona do primeiro terreiro de umbanda, construído em 1915 sob liderança de Mãe Esperança Rita e do Bairro Santa Bárbara, para onde o terreiro foi transferido, sendo ponto turístico da culinária amazônica, o restaurante “Remanso do Tucunaré”, além de sede da Escola de Samba Asfaltão, multicampeã do carnaval, e tema do novo livro do autor e advogado Hugo Evangelista.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook