O DIA NA HISTÓRIA 06 DE JULHO!
1984 – O MEC informa à Universidade Federal de Rondônia vai reconhecer seus 3 primeiros cursos: Economia, Administração e Ciências Contábeis
RONDÔNIA:
1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.
1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo) foi o grande sucesso no baile na Associação Recreativa de Porto Velho, interpretando valsas.
1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal “O Guaporé”, como órgão oficial do Território. Extinto a seguir pelo sucessor Frederico Trota.
1947 – Intitulado “Bandeirantes do Oeste” publicada a poesia dedicada aos seringueiros, seus desafios e sua participação no desbravar do Território.
1949 – Em Porto Velho o governador Ademar de Barros (SP) confirma: é candidato a presidente ano que vem.
1984 – O MEC informa à Universidade Federal de Rondônia vai reconhecer seus 3 primeiros cursos: Economia, Administração e Ciências Contábeis.
2000 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei 233, e Rondônia é o 1º Estado do país a ter legislação específica para seu Zoneamento Socioeconômico e Ecológico.
HOJE É:
Dia Internacional do Cooperativismo. Dia Mundial das Zoonoses (ONU). Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Dia do Ingresso das Mulheres na Marinha (BR). Católicos celebram Santa Maria Goretti,
BRASIL:
1871 — Morre Castro Alves (n. 1847), o “o poeta dos escravos”, autor de “O navio negreiro” e obras principais “Espumas Flutuantes” e “Hinos do Equador”. 1971 – Morre Raimundo Irineu Serra (n. 1.892), fundador da doutrina do Santo Daime.
MUNDO:
1348 — O Papa Clemente VI inocenta os judeus de terem causado a Peste Negra. 1885 — Louis Pasteur testa com sucesso sua vacina antirrábica, em um garoto mordido por um cão raivoso. 1959 – Embrião dos Beatles: o 1º encontro John Lennon/Paul McCartney em Liverpool.
FOTO DO DIA: NEM A VIÚVA SABIA....
No governo Sarney (1985/90) havia manifestações contra ele em todo o país, incluindo em Guajará-Mirim, onde se passou a seguir. Ali o chefe do “fora Sarney” era o histórico líder do MDB e depois PMDB Almir Candury.
Um dia foram fazer o “enterro” do “homão” e Candury, feita uma “vaquinha”, foi comprar um caixão, barato, que era para destruir. Comprado, acertou o “frete” da funerária até a frente do “Cemitério Santa Cruz” (FOTO).
Aí apareceu a viúva bem recente, o falecido mal havia sido colocado na “pedra” lá na morgue. A mulher pediu ao Candury para doar o caixão e ele cedeu.
Só queria a carona ao “Santa Cruz”, onde os outros apedrejadores degustavam a “água que passarinho não bebe”. Ela acedeu e lá foram todos menos, claro, o falecido, já na morgue da “cidade de pés juntos”.
Mas os apedrejadores, já “turbinados”, ao verem o Candury na caminhonete começaram a apedrejar, e a viúva, desesperada, gritava que o marido era ruim mas que não tivesse tantos inimigos em Guajará.
(Contada a mim pelo próprio Candury, durante entrevista)
Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño
Uma das medidas adotadas pelo governo de Rondônia para reduzir os impactos da estiagem foi a instalação do Comitê de Crise Hídrica
Com atuação direta da Semesc, Prefeitura da Capital executa obras e projetos que beneficiam a população
Para uma obra ficar pronta é preciso projetos sólidos que garantam o bom andamento dos trabalhos
‘Caravana da Monilíase’ leva informação técnica para mais de 670 pessoas em Nova Califórnia
As ações educativas, voltadas à prevenção da Monilíase do cacaueiro, foram realizadas em comunidades agrícolas e escolas de Nova Califórnia, área rural da Capital
Comentários
Tópicos interessantes para a História: 1- lembrança do jornalista "O Combate" , INÁCIO MENDES (jornal ficava na Duque de Caxias; gostava de satirizar Odacir Soares; 2- crimes INSOLÚVEIS : Tenente Fernando (lenda ou realidade que queria tocar fogo no Terreiro de Santa Bárbara; 3- Fogo no Mercado e construção do "Edifício Rio Madeira"; 4- TRATORAÇO no SAMBURUCU; 5- quem era o padre que gostava de frequentar a Maria Eunice....
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook