O DIA NA HISTÓRIA 06 DE NOVEMBRO!
1946 – Lançada em Porto Velho e Guajará-Mirim a campanha: “Um grande eleitorado aumentará o prestígio do Território”
RONDÔNIA:
1943 – O coronel Aluízio Pinheiro Ferreira toma posse, no Rio de Janeiro, como o 1º governador do Território Federal do Guaporé.
1946 – Lançada em Porto Velho e Guajará-Mirim a campanha: “Um grande eleitorado aumentará o prestígio do Território”.
1948 – Eleita “Rainha da Beleza do Território”, a estudante Renée Teixeira, tendo como “Princesas” Eunice Martins Gaspar e Terezinha Lopes de Oliveira.
1981 – Para criar o município de Colorado do Oeste o governador Jorge Teixeira de Oliveira, desmembra área do município de Vilhena.
1983 – Oitocentos atletas participam a partir do dia 11, dos I Jogos Intermunicipais de Rondônia, em Ji-Paraná.
1988 – Pela 1ª vez a Assembleia Legislativa tem um presidente nascido em Porto Velho, o deputado Osvaldo Piana, sem partido e em 2º mandato.
COMEMORE:
Dia do Cabeleireiro (Dec Lei nº 12.592/2012). Dia Nacional do Quilo (LEI Nº 12.642/15.5.2012). Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher (BR). Dia da Aviação de Asas Rotativas (helicóptero).
Católicos celebram Santa Sílvia, São Martinho de Porres (São Martinho de Lima), São Humberto (ou Umberto), São Malaquias.
BRASIL:
1953 – Pela lei 2004, o presidente Getúlio Vargas criando a Petrobrás e dispõe sobre a política nacional do Petróleo. 1891 — Líder do movimento republicano, o Marechal Deodoro decreta o estado de sítio, após aprovação de lei que permitia o impeachment do presidente. 1864 — Morre Gonçalves Dias (n. 1823), o maior poeta indigenista brasileiro. 1930 — Getúlio Vargas (1882/1954) torna-se chefe do governo provisório no Brasil.
MUNDO:
1957 — A cadela Laika se torna o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial a bordo do Sputnik 2 (URSS).
FOTO DO DIA: DE FRENTE PARA O RIO
Chama a atenção de quem viaja pelos rios amazônicos a posição das igrejas católica está sempre em local privilegiado, como em Porto Velho, onde a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (FOTO), no Bairro Arigolândia, que parece projetar-se sobre o Rio Madeira.
Ou em uma posição bem alta, de grande visibilidade, como a antiga catedral católica de Porto Velho, que inicialmente seria no local onde se construiu o Palácio Presidente Vargas. Outro exemplo da posição privilegiada em relação à cidade era a imponente igreja de São João Bosco, em Ji-Paraná.
Localizado de frente para o Rio Machado e a Br-364, o templo parecia estar ali colocado também para dar boas-vindas aos migrantes que durante mais de 20 anos chegaram àquela cidade ou por lá passaram.
Sobre a igreja do Bairro Arigolândia, um pouco de sua história: A obra (*) teve a coordenação do Pe. Humberto Filippelli, então pároco da Catedral, e teve como inspiração as linhas arquitetônicas da Catedral de São Marcos de Veneza.
(*) https://semdestur.portovelho.ro.gov.br/artigo/34168/rota-dos-arigos#:~:text=Inaugurada%20em%201.963%20a%20Igreja,edif%C3%ADcio%20%C3%A9%20obra%20do%20Pe.
Projeto ‘TED nas Faculdades’ chega a Ji-Paraná e destaca importância da ética aos futuros advogados
A palestra teve como objetivo esclarecer aos estudantes de Direito a importância da ética no exercício da advocacia
Na reta final para o Enem, cuidados devem ser com o corpo e a mente
Uma dica é evitar estudos intensos na véspera da prova
Chapa 2 é eleita para nova diretoria no triênio 2024-2026 do Sintero
A posse da nova gestão está prevista para a primeira semana de dezembro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook