O DIA NA HISTÓRIA 10 DE MAIO!

1917 – Lançada a pedra fundamental da construção da igreja católica em Porto Velho – a do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade

Lúcio Albuquerque
Publicada em 03 de maio de 2023 às 08:42
O DIA NA HISTÓRIA 10 DE MAIO!

RONDÔNIA:

1917 – Lançada a pedra fundamental da construção da igreja católica em Porto Velho – a do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade.
1921 – Um grupo de jovens apresenta a peça teatral “No Paiz do Ouriço”, no cine teatro Phenix (Rua da Palha, atual Natanael de Albuquerque).
3 – 1985 – A manifestação na Praça das Caixas d’Água (PMDB, PT e PDT), em Porto Velho, dia 1 de maio, com pouca gente e disputa entre membros dos partidos pelo acesso ao palanque.
3 – 1990 – A seis meses do 1º turno da eleição do próximo governador do Estado, pré-candidatos estão em plena atividade, buscando apoios em todos os municípios.

COMEMORA-SE:

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (ONU), Dia do Sertanejo, Dia do Pau-brasil, Dia do Parlamento, Católicos celebram São Sisto I, São Ricardo de Chichester, São João de Nápoles.

BRASIL:

1823 - Instalação da 1ª Constituinte do Brasil. 1916 - Fundação da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de Ciências.  1926 — Nasce Milton Santos (m. 2001), cientista e geógrafo brasileiro. 1933 – No Brasil as mulheres vão às urnas pela primeira vez. 

MUNDO:

1469 — Nasce Nicolau Maquiavel (m. 1527), filósofo e historiador italiano. 1979 — Margaret Thatcher vence as eleições gerais do Reino Unido e se torna a primeira mulher a ser primeira-ministra britânica. 2000 — Início do esporte de geocaching, com o 1º cache colocado e as coordenadas de um GPS postado na Usenet.

FOTO DO DIA:

Há 106 anos era lançada a pedra fundamental da catedral católica de Porto Velho, a igreja do Sagrado Coração de Jesus, história que começou no início da vila de Porto Velho. Os primeiros padres vindos ao local, celebravam no salão “Vaticano” (onde depois foi construída a sede dos Correios) ou no Clube Internacional, ambos da ferrovia Madeira-Mamoré, usados também por pastores evangélicos, ou para palestras.
A 24 de julho de 1916 a prefeitura de Porto Velho doou à diocese do Amazonas um terreno para erigir a igreja católica da cidade, mas o padre Raimundo Oliveira decidiu erguer num terreno onde depois seria construído o Palácio Presidente Vargas, mas um temporal derrubou a primeira tentativa, e apesar de várias outras feitas pelo padre Raimundo, não se voltou ali com a obra.
Em 1917 foi lançada a pedra fundamental da catedral, mas só alguns anos depois foi considerada inaugurada, quando Porto Velho já contava outro templo católico, a igreja de São Francisco de Assis, fruto de promessa feita por um casal de cearenses. (F. A nave central da catedral na década de 1940)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook