O DIA NA HISTÓRIA - 13 ABRIL!

Em 1919 – Criado em Porto Velho o Ypiranga Sport Club, para “atividades sociais, culturais e desportivas”

Lúcio Albuquerque
Publicada em 13 de abril de 2021 às 08:10
O DIA NA HISTÓRIA  - 13 ABRIL!

RONDÔNIA: Dia 13  - Em 1912 – Criada a Mesa de Rendas Alfandegada de Porto Velho, aberta para importação e exportação, tendo como chefe o sr. Miguel Rodrigues Souto. Em 1919 – Criado em Porto Velho o Ypiranga Sport Club, para “atividades sociais, culturais e desportivas”. 

COMEMORA-SE: Dia do Jovem (Brasil), Dia do Beijo e Dia do Oficer-boy. Católicos lembram São Martinho I, São Marcos Evangelista, São Vítor e Santo Hermenegildo. 

FATOS: 1695 – Morre Jean de La Fontaine, o “pai da fábula moderna”. 1726 – Criação da cidade de Fortaleza (CE) 1808 – D. João VI assina a Carta Régia abrindo os Portos do Brasil às Nações Amigas. 1831 – Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro. 1943 — Cadáveres de milhares poloneses prisioneiros dos russos são encontrados na floresta de Katyn. 1960 — Lançado o Transit 1-B, o primeiro sistema de navegação por satélite do mundo (EUA). 1964 —Sidney Poitier é o primeiro ator afro-americano a ganhar o Oscar de Melhor Ator pelo filme Lilies of the Field (Lírios do Campo). 

FOTO DO DIA: Comitiva (foto) liderada pelo almirante José Carlos de Carvalho que em 1913 visitou o Real Forte do Príncipe da Beira, no que é citado como  a “descoberta” do forte, localizado no município de Costa Marques (RO), fronteira da Bolívia. O almirante, na volta da viagem à região, realizou, no Palácio Monroe (RJ) proferiu uma palestra sobre a sua viagem ao norte do Brasil, ilustrando-a com algumas das fotografias tiradas durante a visita ao Forte Príncipe da Beira. Em 1932 foi formado o Contingente Especial do Forte do Príncipe da Beira (um 2.º sargento, 2 cabos e 15 soldados).

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook