O DIA NA HISTÓRIA 16 DE DEZEMBRO!

1981 – A Câmara Federal aprova o relatório, do deputado federal (SP) Antonio Morimoto, que cria o Estado de Rondônia

Lúcio Albuquerque
Publicada em 16 de dezembro de 2023 às 11:21
O DIA NA HISTÓRIA 16 DE DEZEMBRO!

RONDÔNIA:

1952 – Moradores da zona rural de Porto Velho pedem ao governador do Território, a liberação de lotes para a agricultura. 

1954 – O Banco de Crédito da Amazônia (depois Basa) lembra: a borracha produzida nos seringais devem ser marcadas com identificação da origem.

1981 – A Câmara Federal aprova o relatório, do deputado federal (SP) Antonio Morimoto, que cria o Estado de Rondônia.

1983 – Sem um vice, e com o governador Jorge Teixeira licenciado a partir de 4 de janeiro, é grande expectativa sobre o substituto.

1990 – O programa “Revolução Verde”, anunciado pelo governador eleito Osvaldo Piana, será coordenado pelo vice-governador Assis Canuto.

1990 – Salesianos comemoraram os 50 anos de sacerdócio do padre Ângelo Spadari que, no laboratório do colégio Dom Bosco (PVh), identificou as primeiras amostras de cassiterita em Rondônia.

COMEMORE:

Dia do Teatro Amador. Dia do Reservista. Católicos celebram Santa Adelaide imperatriz, São Davi, São José Moscati, Santo Ananias, São Zacarias e São Misael. 

BRASIL:
1815 – O rei D. João VI eleva o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. 1830 — Império do Brasil: O Código Criminal é promulgado.

974 – A Petrobrás descobre petróleo no Rio de Janeiro. 1985 – O presidente José Sarney cria o vale-transporte.

MUNDO:

1968 — Concílio Vaticano II: revogação oficial do Édito de Expulsão dos Judeus da Espanha.

FOTO DO DIA: A “FUMACINHA BRANCA”

Pronto! Saiu a “fumacinha branca”. Como nas chaminés do Vaticano a cada escolha de novo Papa, foi essa a sensação no jovem Estado de Rondônia quando se anunciou o substituto do governador Jorge Teixeira durante 42 dias, a partir do dia 4 de janeiro de 1984.

Até então, quando se ausentava do Estado por alguns dias, Teixeira indicava para responder pela administração um dos secretários. 

Mas a partir de agosto de 1983, quando foi promulgada sua primeira Constituição, o substituto imediato do governador, que não tinha vice, seria o deputado presidente da Assembleia Legislativa, no caso o advogado José Bianco. 

A própria Assembleia aprovara o licenciamento de Teixeira a partir de 4 de fevereiro de 1984, e isso gerou a especulação de que Teixeira seria substituído na linha sucessória, conforme a Carta estadual.

No dia 3 de janeiro de 1984, o presidente João Figueiredo, por decreto, nomeou a economista Janilene Vasconcelos de Mello “governadora substituta”.
Pronto! Saiu a “fumacinha branca”!

(Janilene Mello com Jorge Teixeira – F. Rosinaldo Machado/Saudosismo Portovelhense)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook