O DIA NA HISTÓRIA 17 DE DEZEMBRO!

1981 – Por 216 votos a favor, 2 contra e 5 abstenções (uma do deputado Jerônimo Santana (RO), a Câmara Federal aprova a criação do Estado de Rondônia

Lúcio Albuquerque
Publicada em 18 de dezembro de 2023 às 09:52
O DIA NA HISTÓRIA 17 DE DEZEMBRO!

RONDÔNIA:

1925 – A falta de moeda divisionária faz a prefeitura de Porto Velho apelar a que moradores usem as moedas no comércio.

1970 – Em Ji-Paraná a Escola Dom Bosco passa a ser Escola Marechal Rondon e, depois, Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon.

1981 – Por 216 votos a favor, 2 contra e 5 abstenções (uma do deputado Jerônimo Santana (RO), a Câmara Federal aprova a criação do Estado de Rondônia.

1982 – Diplomação dos eleitos na 1ª eleição estadual, mas muda lista dos deputados estaduais: Joaquim Azevedo passa a ser 1º suplente dando lugar a Angelo Angelin, ambos do PMDB.

OBS: Em maio de 1985 Angelo Angelim foi eleito, governador do Estado. O PMDB, contrario à nomeação de governador, votou a favor.

1988 – Há 25 anos o conselheiro Rochilmer Rocha reeleito, assumia a presidência do TCE-RO, com um recado que vale até hoje: “Bondade se faz com dinheiro próprio e não com dinheiro público”.

COMEMORE:

Dia do Pastor Presbiteriano. Dia do Engenheiro de Produção. Dia Nacional do Bioma Pampa. Católicos celebram São Lázaro, São João da Mata, Beato Jacinto Cormier.

BRASIL:

1548 — Criado o Regimento do Governador-Geral, o que seria a 1ª Constituição do Brasil Colonial. 1865 - José Manuel da Conceição (1822/1873) torna-se 1º pastor presbiteriano brasileiro. 1961 — Mais de 500 pessoas morrem no incêndio criminoso do Gran Circus Norte-Americano (RJ). 2020 — O     quadro “A Caipirinha” de Tarsila do Amaral, foi comprado por R$ 57,5 milhões, recorde para a arte brasileira.

MUNDO:

1538 — O papa Paulo III excomunga Henrique VIII da Inglaterra, iniciando a religião Anglicana. 1892 — É publicada a primeira edição da revista Vogue.

FOTO DO DIA: ESTADO APROVADO

Agora só falta o presidente João Figueiredo assinar. Por 36 votos a favor e com a bancada do PMDB fora do plenário, um dia depois da Câmara aprovar o projeto de criação do Estado, o senado referendou a criação do 23º Estado brasileiro, Rondônia. 

Em todos os municípios rondonienses muitas festas, desfiles, foguetórios, dando uma prévia do que deve acontecer quando    Figueiredo sancionar a Lei.
Em Porto Velho três dirigentes classistas os presidentes da OAB Pedro Origa Neto, do Sindicato dos Jornalistas Carlos Sperança e do Clube de Diretores Lojistas Luiz Ribeiro, elogiaram a aprovação mas discordaram do governador Jorge Teixeira que defende a não realização de eleição a governador em 1982.

Origa, Sperança e Ribeiro com o mesmo discurso: a eleição a governador não vai prejudicará obras de interesse do Estado.

Teixeira era contra a não eleição em razão de 3 projetos importantes, a construção da hidrelétrica de Samuel, o asfaltamento da BR e o programa Polamazônia. 

Os três, da maior importância para o Estado, poderiam sofrer solução de continuidade devido ao debate eleitoral ao governo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook