O DIA NA HISTÓRIA 19 DE AGOSTO!
2003 – Ao assumir o comando-geral da Polícia Militar de Rondônia, a coronel PM Angelina Ramires torna-se a primeira mulher a comandar uma corporação desse nível no país
RONDÔNIA:
19 – 1917 – O governador Alcântara Bacellar (AM), envia à Assembleia Legislativa projeto criando a comarca de Porto Velho, desmembrada da de Humaitá.
1951 – A aluna da escola normal “Carmela Dutra” Rosália Assis, foi eleita Rainha dos Estudantes/1951 e a festa de coroação será dia 25.
1985 – “Candidato nato” a governador ano que vem, o deputado federal Jerônimo Santana nega que renunciará à prefeitura, se eleito prefeito de Porto Velho este ano.
1990 – Taxistas da “bandeira dois” não querem mais atender chamados de cinco bairros de Porto Velho, alegando falta total de segurança.
2003 – Ao assumir o comando-geral da Polícia Militar de Rondônia, a coronel PM Angelina Ramires torna-se a primeira mulher a comandar uma corporação desse nível no país.
COMEMORE:
Dia Nacional do Historiador, Dia Mundial da Fotografia, Dia Mundial Humanitário, Dia Nacional do Ciclista, Dia Nacional do Ciclista, Dia da Aviação Agrícola.
Católicos celebram 4ª aparição de Nossa Senhora de Fátima, São João Eudes, São Sisto III, São Magno do Lácio, São Luís de Tolosa.
BRASIL:
1969 — Fundada a EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica. 2003 — O brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e outros 21 funcionários da ONU no Iraque são mortos por terroristas.
MUNDO:
1692 – Cinco mulheres e um padre são queimados vivos nos EUA (julgamento das Bruxas de Salem).
1839 — O governo francês anuncia que o processo fotográfico de Louis Daguerre é um presente "gratuito para o mundo".
FOTO DO DIA: A PRIMEIRA COMANDANTE
Ela veio a Rondônia visitar parentes em Cacoal, pretendendo um contrato como professora, mas acabou entrando para a história do país ao se tornar a primeira mulher, em 2003, a assumir o cargo de comandante-geral de uma Polícia Militar estadual, em Rondônia.
Angelina dos Santos Correia (acrescido o Ramires, por casamento) inscreveu-se no concurso que selecionou duas candidatas ao quadro de oficiais da recém-instalada PM-FEM/RO. Aprovada juntamente com Maria Lúcia Cardoso de Lima, iniciaram o curso na academia de Polícia Militar/RJ, mas Maria Lúcia, acometida de malária, morreria em seguida.
Angelina concluiu o curso na academia do Barro Branco (SP). As duas tornaram-se as primeiras mulheres a aparecer no Boletim Interno da PM/RO, o de número 051, a 17 de março de 1983.
Ascendendo aos postos seguidos dentro da PM de Rondônia, a paranaense Angelina (FOTO) tornou-se a primeira mulher a alcançar o posto maior na corporação, que ela comandou no período de 2003 a 2010, tornando-se, também o comando mais longevo da PM/RO.
C/informações de https://www.portalintercom.org.br/anais/norte2019/resumos/R64-0320-1.pdf - e do jornalista Lenílson Guedes
Governo cria grupo de trabalho para proteção dos direitos animais
Portaria define prazo de dois anos para elaboração de normas
Mãe Bernadete: polícia não descarta relação com homicídio do filho
Líder Binho do Quilombo foi assassinado em 2017
Justiça condena homem que tentou explodir bomba em Brasília
Em maio, outro dois acusados foram condenados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook