O DIA NA HISTÓRIA 24 DE JULHO!

1916 – Lei municipal nº 20 autoriza a prefeitura a doar uma área para construção da catedral católica de Porto Velho

Lúcio Albuquerque
Publicada em 24 de julho de 2022 às 10:36
O DIA NA HISTÓRIA 24 DE JULHO!

HOJE É: Dia do Suinocultor, Católicos festejam  São Charbel Makhlouf, Santa Cristina, Santo Antonio Turriani, Santa Cunegunda da Polônia.

RONDÔNIA: 1916 – Lei municipal nº 20 autoriza a prefeitura a doar uma área para construção da catedral católica de Porto Velho; 1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal O Guaporé, semanal, uma espécie de Diário Oficial do Território, órgão extinto no ano seguinte. 2009 – A Câmara ji-paranaense cria oficialmente os distritos de Nova Colina e Nova Londrina, naquele município.

BRASIL: 1883 – Campos (RJ) foi a 1ª cidade da América Latina a ganhar iluminação pública. 1917 – Nascimento (PA) da parasitóloga Maria von Paumgartte Deane (m. 1995).  1935 – Nasce José João Altafani, o Mazola, centroavante do Brasil na Copa do Mundo de 1958.

MUNDO: 1802 – Nasce Alexandre Dumas, autor de “Três Mosquiteiros” e "O Conde de Monte Cristo", clássicos da literatura mundial. 1847 — Richard March Hoe (EUA), patenteia a prensa móvel rotativa.  1911 - É descoberta a cidade inca de Machu Picchu, em Cuzco. 1950 — A Estação de Cabo Canaveral (EUA), inicia suas operações com o lançamento de um foguete Bumper.

FOTO DO DIA: Indicado pelo governador Aluízio Ferreira, primeiro deputado federal do Território Federal do Guaporé, supostamente por sugestão do general Candido Rondon, seu tio, o capitão Joaquim Vicente Rondon foi em 1947 nomeado governador do Território (o 2º) e realizou obras como os construiu campos de pouso nos distritos de Abunã e Ariquemes, criou o Aeroclube de Porto Velho e o jornal “Guaporé”, destinado a informar os atos de seu governo. Afastou-se de Aluízio e por isso foi destituído do cargo. Em 1950 tentou e não conseguiu ser eleito deputado federal, mas ganhou a eleição de 1954, sendo chamado, conforme a historiadora Iêda Borzacov, pelos aluizistas, de “cérebro de concreto”. Eleito deputado federal liderou o grupo conhecido por “cutubas”, anti-Aluízio. Na foto Rondon, então deputado federal, entre o presidente JK e o prefeito de Porto Velho Renato Medeiros.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook