O DIA NA HISTÓRIA 26 DE OUTUBRO!

1981 – Para o ex-governador (1975/79) Humberto Guedes, é absurda a ideia de lideranças de Roraima e Amapá de atrelar a elevação dos dois Territórios ao projeto de criação do Estado de Rondônia

Lúcio Albuquerque
Publicada em 26 de outubro de 2023 às 08:59
O DIA NA HISTÓRIA 26 DE OUTUBRO!

RONDÔNIA:

1957 – Em Manaus um ex-soldado subordinado ao tenente Fernando Oliveira, desaparecido nas selvas do Território do Guaporé em 1945, dá uma nova versão do sumiço do oficial.

1981 – Para o ex-governador (1975/79) Humberto Guedes, é absurda a ideia de lideranças de Roraima e Amapá de atrelar a elevação dos dois Territórios ao projeto de criação do Estado de Rondônia. 

1981 – Para o prefeito de Ji-Paraná, Assis Canuto, as citações sobre ser candidato ao Senado pelo PDS, ano que vem, refletem seus trabalhos em Rondônia desde o final da década de 1960.

1988 – Reviravolta no “caso Assis” – o fuzilamento do comprador de ouro Raimundo Assis: a Câmara Criminal do TJ deve oficializar que a própria viúva de Assis teve participação no crime. (AM).

26 – 1990 – Alegando haver documentos e um cofre no gabinete que era do senador Olavo Pires, 10 dias após a morte de Olavo sua família ainda não liberou o acesso do suplente Amir Lando ao local.

COMEMORE:

Dia do Trabalhador da Construção Civil. Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. 

 BRASIL:

1936 – Criado o Movimento Pestalozziano no Brasil. 1922 – Nasce Darcy Ribeiro  (m. 1997), antropólogo, político. 1976 — Morreu Emiliano Di Cavalcanti (n. 1897), um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos.

MUNDO:

1863 - Criação do Comitê Internacional de Ajuda a Feridos (Depois Cruz Vermelha). 1994 — Jordânia e Israel assinam um tratado de paz. Católicos celebram  Santo Evaristo, São Ceda, São Demétrius, São  Beano, São Alfredo de Wessex, São Cuteberto da Cantuária, São Demétrio.

FOTO DO DIA:

Humberto da Silva Guedes governou o Território na fase mais pesada da migração rumo às terras de Rondônia (1975/1979), sempre defendendo a necessidade de criação do Estado, por isso trouxe para o Território técnicos de várias áreas profissionais.

“Eu, Maurílio Galvão, Cláudio Damasceno, José Aldenor Neves (todos economistas) e outros viemos para Rondônia. Foi o coronel Guedes quem começou a estruturar Rondônia. Programou todos os municípios, trouxe técnicos da UnB, o arquiteto e urbanista Sylvio Sawaya (USP), e outros especialistas, contando com a ajuda forte do capitão Sílvio Gonçalves de Farias (coordenador do Incra)”, lembrou o economista Sílvio Persivo (*).

Em 1975, quando assumiu, o Território tinha 2 municípios (Porto Velho e Guajará-Mirim). Apoiado pelo presidente Ernesto Geisel foram criados mais 5, em 1976 – Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, desmembrados de Porto Velho.

(*) https://rondonia.ro.gov.br/historia-de-rondonia-enquanto-a-esposa-criou-bairro-com-flagelados-humberto-guedes-colheu-espinhos-do-drama-fundiario/
Foto: Guedes conta votos na consulta aos moradores da “velha” Ariquemes sobre o projeto da cidade nova.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook