O DIA NA HISTÓRIA 27 DE SETEMBRO!
1984 – Disputado por 436 candidatos começa o II Concurso de Ingresso à Carreira do MP/RO, com 18 vagas, conforme anunciou a procuradora-geral Ledy Gonçalves
RONDÔNIA:
1917 – A partir dessa data a Sociedade de Tiro Madeirense, conforme determinação da Confederação brasileira da modalidade, passa a ter o nome de “Tiro Brazileiro de Porto Velho”.
1917 – Recenseamento feito pela prefeitura de Porto Velho: há 1.982 moradores sendo 1.270 homens e 712 mulheres (1.133 brasileiros). Dos estrangeiros, a maioria é de Portugal, 204 pessoas.
1967 – Tramita, de autoria do senador Edmundo Levi (AM), projeto de lei que expande aos Territórios todos os benefícios destinados à Zona Franca de Manaus.
1981 – O piloto Ari Dal Toé morreu ontem, quando o avião que pilotava bateu na cabeceira da pista no posto “Alta Lídia”, na área de atração dos Uru-Eu-Uau-Uau.
1984 – Disputado por 436 candidatos começa o II Concurso de Ingresso à Carreira do MP/RO, com 18 vagas, conforme anunciou a procuradora-geral Ledy Gonçalves.
COMEMORE:
Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Dia Mundial do Turismo. Dia Nacional do Encanador. Católicos celebram São Vicente de Paulo, Santos Adolfo e João – Mártires.
BRASIL:
1953 – Fundação da TV Record no Brasil. 1952 - Morreu o cantor Francisco Alves, conhecido como o "Rei da Voz". 2007 — Inauguração da Record News, o 1º canal de notícias 24h na TV aberta do Brasil.
MUNDO:
1998 – Criação do site de busca Google. 1590 – Morre Giambattista Battista Castagna (n. 1521), 13 dias após sagrado papa Urbano VII, o mais curto papado da história. 1825 – Na Inglaterra, inaugurada a primeira linha-férrea do mundo.
FOTO DO DIA: CASOS FÁBIO E DO TENENTE
Como aconteceu em todas as regiões até então inexploradas, também em Rondônia todo avanço da ocupação levou a confrontos, especialmente com os índios, e na época, apesar da falta de recursos humanos e materiais, os sertanistas da Funai, como se diz, “tiravam leite de pedra” para poder trabalhar.
Um dos casos, em outubro de 1979, foi quando índios Uru-Eu-Uau-Uau atacaram a uma família que se instalava em área cedida pelo Incra, matando duas crianças e sequestrando o irmão mais novo, o garoto Fábio Prestes, de 6 anos.
Quando sertanistas começam, om trabalho de atração, outra tragédia, o piloto Ary Dal Toé, que ia ao posto (então “Ana Lídia”, depois “Posto Comandante Ary”) buscar o sertanista Apoena Meirelles, o avião caiu e ele morreu.
Duas semanas depois dos índios sequestrarem o menino Fábio, a mãe dele, sra. Raimunda Prestes, implorou ao governador Jorge Teixeira para não serem interrompidas as buscas ao garoto, levado, supostamente, para, quando adulto, ajudar a depurar a raça – uma das razões apontadas para o sumiço do tenente Fernando em 1945, pelos índios Boca Negra.
Como no caso do oficial do EB, também o menino Fábio nunca mais foi visto.
CNJ aprova regra de gênero para a promoção de juízes e juízas
A norma altera a Resolução CNJ n. 106/2010, que trata dos critérios objetivos para a promoção de magistrados e magistradas
Clubes favoritos para levantar o troféu na Liga dos Campeões 2023-24
Estes são os grandes elencos que poderiam avançar e ganhar na final do maior torneio de clubes da Europa
Termina na sexta entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural
Declaração deve ser enviada até as 23h59min de 29 de setembro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook