O DIA NA HISTÓRIA - 28 DE FEVEREIRO!

1983 – A Assembleia Estadual Constituinte forma 5 comissões técnicas para elaborar a 1ª Carta Estadual

Lúcio Albuquerque
Publicada em 28 de fevereiro de 2022 às 11:42
O DIA NA HISTÓRIA - 28 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE: Dia Mundial de Combate a LER/DORT. Dia Mundial das Doenças Raras e Dia da Ressaca. Católicos lembram São Romão, o eremita, São Hilário, São Lupicínio e São Gabriel das Dores. 

RONDÔNIA: 1983 – A Assembleia Estadual Constituinte forma 5 comissões técnicas para elaborar a 1ª Carta Estadual. 2011 – Morre o carnavalesco Manoel Costa de Mendonça, o Manelão, criador, em 1981, da Banda do Vai Quem Quer. 

BRASIL: 1644 - Holandeses abandonam São Luís e a capitania do Maranhão volta ao domínio português. 1854 – Primeiro desfile de carros alegóricos (puxados por cavalos) no carnaval - Rio de Janeiro. 1935 – Falece a compositora  Chiquinha Gonzaga, uma mulher muito além de seu tempo.  1986 – O país tem nova moeda, o “cruzado”, substituindo o Cruzeiro. 1989 – Falece Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, autor do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 1994 - O presidente Itamar Franco anuncia o plano Real.

MUNDO: 870 — Encerrado o 4º Concílio de Constantinopla, com apoio aos ícones e imagens sagradas.   2013 — Papa Bento XVI renuncia ao pontificado da Igreja Católica, o que não ocorria desde Gregório IV, em 1415.

FOTO DIA: Década de 1960, grupo de professoras do curso de Magistério do Colégio Carmela Dutra, em Porto Velho, participa de uma confraternização interna. O “Carmela”, criado em 1947 para formação de professores, formou várias gerações de mestres sendo, até pouco tempo a escola pública de maior número de matrículas do Estado. Desde seu início, na década de 1940, o “Carmela” sempre foi uma escola mista, com maior prevalência mulheres, como aconteceu na primeira turma, em 1947. Na foto, da esquerda para a direita as professoras Ruth Shockness, Doracília Santos, não identificada, Nadir Brasil, Elvira Santos, Matilde Macedo, Hilda Queiroz e Marise Castiel. Funcionando inicialmente como “Curso Regional Normal”, passou depois a Instituto Estadual de Educação, mas há vários anos deixou de direcionar a formação para o Magistério.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook