O DIA NA HISTÓRIA 30 DE NOVEMBRO!
1986 – A viagem a Vilhena de um juiz eleitoral, em cuja gaveta estariam resultados da votação em Ji-Paraná, foi a justificativa para o TRE não anunciar o mapa final da eleição estadual
RONDÔNIA:
1937 – O Real Forte do Príncipe da Beira passa a ser considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
1949 – Inaugurado o primeiro sistema eletrônico de comunicação, o serviço de alto falante “Rio Madeira”, depois “A Voz da Cidade”, em Porto Velho.
1967 – José Campdelli toma posse como governador do Território, o 22º no cargo desde 1943.
1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores em Porto Velho. Já em Guajará-Mirim, é eleita a 1ª Câmara municipal. Nas duas, nenhuma mulher.
1986 – A viagem a Vilhena de um juiz eleitoral, em cuja gaveta estariam resultados da votação em Ji-Paraná, foi a justificativa para o TRE não anunciar o mapa final da eleição estadual.
COMEMORE:
Dia Nacional do Evangélico. Dia do Estatuto da Terra. Dia do Síndico. Dia do Teólogo. Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas.
Dia da Amizade Argentino-Brasileira. Católicos celebram Santo André (Padroeiro da Igreja Ortodoxa de Constantinopla),
BRASIL:
1964 – O presidente Castelo Branco promulga a Lei 4504, o “Estatuto da Terra”. 1930 — A Pan American Airlines faz o 1º voo comercial Brasil/EUA. 2010 – Pela lei 12.328 fica criado o Dia Nacional do Evangélico.
MUNDO:
1874 — Nasce Winston Churchill (+1965), líder da Inglaterra na II Guerra Mundial. 1872 — Empate de 0x0 na 1ª partida internacional de futebol, jogada em Glasgow: Escócia X Inglaterra. 1982 — O álbum Thriller, de Michael Jackson, foi lançado.
FOTO DO DIA: A VIAGEM DO JUIZ
Dois fatos, ambos ligados a eleições, têm registro interessante na imprensa no último dia de novembro. O primeiro, com data de 1969, ano em que voltaram a ser eleitos os vereadores de Porto Velho (que na última disputa, em 1925, ainda eram chamados “intendentes”).
Ainda em 1969 pela primeira vez o município de Guajará-Mirim, instalado em 1929, elegia seus primeiros vereadores – nos dois municípios nenhuma mulher foi eleita.
Em 1986 o mapa final da segunda eleição estadual não pode ser fechado em razão de o juiz responsável pelo mapa de votação de Ji-Paraná ter feito uma viagem urgente para Vilhena e deixado o mapa trancado numa gaveta.
A apuração era toda manual e naquele mesmo dia o TRE informava que em Rolim de Moura a apuração ainda não havia terminado, o que também causava problemas para a feitura da listagem final dos eleitos.
(F. Contagem de votos nas mesas apuradoras: candidatos, escrutinadores, jornalistas, “perus”, uma autêntica babel)
Mendonça vota contra liberação de regras fiscais para precatórios
Apesar do voto, há maioria favorável para que as dívidas sejam pagas
HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral
Boletim mostra que entre os diagnosticados, 95% estão se tratando
PF cumpre mandados de prisão preventiva na Operação Lesa Pátria
Investigados são de Santa Catarina e Minas Gerais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook