O DIA NA HISTÓRIA - 5 DE FEVEREIRO!
1960 – Três dias depois de ouvir os apelos dos governadores Manoel Fontenele de Castro (AC) e Paulo Nunes Leal (RO), o presidente Juscelino Kubistchek confirma, em entrevista à televisão, o que se comprometera naquele encontro: a construção da Brasília-Acre, a BR-29 (364)
RONDÔNIA: 1960 – Três dias depois de ouvir os apelos dos governadores Manoel Fontenele de Castro (AC) e Paulo Nunes Leal (RO), o presidente Juscelino Kubistchek confirma, em entrevista à televisão, o que se comprometera naquele encontro: a construção da Brasília-Acre, a BR-29 (364).
COMEMORA-SE: Dia do Datiloscopista. Dia Nacional da Mamografia. Católicos lembram Santa Ágata, Beata Isabel Canori e Santa Adelaide.
FATOS: 146 — Término da Terceira Guerra Púnica, culminando com a destruição de Cartago. 1599 — Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro. 1788 — Descoberta da galáxia NGC 3877 por William Herschel. 1921 — O Congresso da União Soviética anuncia a separação entre a Igreja e o Estado. 1927 – Morre Joaquim Osório Duque-Estrada, autor da Letra do Hino Nacional Brasileiro. 1966 – Editado o 3º Ato Institucional estabelece eleições indiretas para governador e prefeitos nomeados nas capitais.
FOTO DO DIA: Eleição de 1990 em Rondônia – O senador Olavo Pires e Valdir Raupp ficam em 1º e 2º lugar no turno, mas dias depois Olavo Pires é assassinado e o 3º colocado, Osvaldo Piana, convocado para a disputa. Lodo depois é divulgado pela imprensa denunciando uma espécie de contrato de loteamento de cargos em caso da eleição de Raupp. O documento, conforme publicações dos jornais à época, era assinado por Raupp, seu vice Leônidas Rachid, Olavo Pires Gomes Neto, Emerson Serpa Pires, Marco Emílio Gomes Pires (sobrinho, filho e irmão de Olavo), além dos membros da coordenação da campanha, o deputado federal Chagas Neto e o empresário João Bosco Almeida, com respectivas firmas reconhecidas em cartório. O grupo todo alegou serem falsas as citações. Ao final Piana venceu o returno e tornou-se, até agora, o único rondoniense nato a governar o Estado.
Elton Assis homenageia desembargador Eurico Montenegro Júnior em sessão do TJRO
“Na análise de cada causa, sempre procurou se afastar das paixões e aplicar o direito com o objetivo de alcançar a justiça no exercício da árdua missão de julgar. Sempre se pautou pela sensatez, pela serenidade, pelo equilíbrio e também pela humildade”
Empreiteira é condenada por transporte insuficiente para empregados com deficiência em Jirau (RO)
Os veículos adaptados oferecidos não atendiam às 250 pessoas com deficiência que trabalhavam na construção da hidrelétrica
Ano letivo começa apenas com atividades online, enquanto escolas se preparam para possível retorno
Data de início das aulas presenciais ainda não foi definida: Educação aguarda melhora nos índices da pandemia na cidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook