OAB requer ao TJRO que assegure a presença do advogado junto a seu cliente em audiências por videoconferência de réu preso
Segundo Márcio Nogueira, o advogado da seara criminal quer ter a opção de estar no mesmo ambiente que seu cliente
Garantir a prerrogativa da advocacia, assegurando que o profissional esteja junto ao seu cliente em audiências por videoconferência de réu preso, foi a pauta da reunião desta terça-feira (27), realizada na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) entre o juiz auxiliar da Corregedoria Geral, Ênio Vaz, o secretário-geral da OAB Rondônia, Márcio Nogueira e o procurador jurídico da Seccional, Cássio Vidal.
A comitiva da OAB solicitou que a Corregedoria do Tribunal atue para assegurar o acesso do advogado junto a seu cliente durante as audiências criminais, visto que há vários relatos de profissionais impedidos de acompanha-los nas audiências. Tal ato caracteriza a violação ao pleno exercício do direito de defesa e também fere a garantia da integridade física e psíquica do cidadão, uma vez que o advogado atua para que as suas declarações sejam prestadas livres de coação de qualquer tipo.
Segundo Márcio Nogueira, o advogado da seara criminal quer ter a opção de estar no mesmo ambiente que seu cliente. “É fundamental assegurar as prerrogativas da advocacia e oportunizar o pleno exercício do direito de defesa neste momento tão importante que é o do depoimento pessoal do cliente”, disse.
O juiz Ênio Vaz concordou com as ponderações e lembrou a necessidade de respeito às regras de distanciamento social durante o ato. Ele se comprometeu a participar de reunião com a direção do sistema prisional para ajustar protocolo que viabilize tal conciliação das regras sanitárias com as prerrogativas da advocacia.
Comissão de Defesa das Prerrogativas da OABRO retoma sessões presenciais
Na ocasião, deliberou pela necessidade de propor ao Conselho Federal o ajuizamento de ADI para assegurar prerrogativa da advocacia de participar de perícias médicas
Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos
Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês
Senadores comemoram revogação de decreto sobre o SUS
O decreto foi revogado na quarta-feira (28)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook