OAB-RO adere à campanha Setembro Verde na luta pela efetivação dos direitos das Pessoas com Deficiência
A campanha Setembro Verde nasceu para conscientizar a população sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiências e mostrar que eles, assim como qualquer ser humano, têm o direito de ocupar todos os espaços
No próximo dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. No Brasil, conforme dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Por outro lado, apesar de existirem leis que obrigam a inclusão desta parcela populacional no mercado de trabalho, apenas 0,9% das carteiras assinadas no país são de Pessoas com Deficiência (PCD).
Neste cenário, a OAB Rondônia, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderiu a campanha “Setembro Verde”, com o intuito de envolver a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência.
A campanha Setembro Verde nasceu para conscientizar a população sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiências e mostrar que eles, assim como qualquer ser humano, têm o direito de ocupar todos os espaços. A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos. Em 2015, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
A Convenção e a LBI, consideram que a deficiência é causada pela sociedade, que não provê à pessoa com deficiência meios de exercer seus direitos em igualdade de condições com as demais pessoas.
“Mesmo que tenhamos avançado, ainda não tem se refletido como deveria em relação à inclusão social da pessoa com deficiência, principalmente no mercado de trabalho. É por isso que a Ordem luta pela efetivação dos direitos das Pessoas com Deficiência visando a real inclusão em sociedade”, destaca Peterson Lima, presidente da Comissão.
O presidente Márcio Nogueira destacou a importância da atuação da Ordem em defesa das Pessoas com Deficiência. “Temos uma comissão atuante e que participa ativamente para a defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência”, disse.
OAB-RO solicita à OAB Nacional que prerrogativas sejam incluídas como matéria no Exame de Ordem
O documento é assinado pelo presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, e Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-RO, Nelson Maciel
Lewandowski envia à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro por atos no 7 de Setembro
A remessa da notícia-crime à PGR é praxe no trâmite processual, uma vez que cabe ao órgão requerer investigação nos processos de competência criminal do STF
Supremo valida competência do TCU para fiscalizar aplicação de recursos do Fundeb
A Corte entendeu que os recursos destinados à complementação do fundo provêm da União e, portanto, cabe ao TCU fiscalizar a sua aplicação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook