OAB-RO e MP-RO se reúnem para assegurar melhor atendimento às mulheres vítimas de violência em delegacias

Entre os temas abordados estavam duas ações, uma interposta pela OAB outra pelo Ministério Público, que tinham como objeto a melhoria desse atendimento nas delegacias

Ascom OAB/RO
Publicada em 29 de junho de 2022 às 10:51
OAB-RO e MP-RO se reúnem para assegurar melhor atendimento às mulheres vítimas de violência em delegacias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) formalizou um termo de parceria com o Ministério Público (MP-RO), no último dia 22 de junho, para melhorar o atendimento às mulheres vítimas de violência em delegacias.

Estiveram presentes do presidente da OAB-RO, Márcio Melo Nogueira; a vice-presidente Vera Lúcia Paixão; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ana Paula Soares; o tesoureiro da OAB-RO, Marcos Zani; a procuradora Saiera Oliveira; o promotor de justiça Heverton Alves de Aguiar e a promotora Flávia Shimizu, ambos da 36ª Promotoria de Justiça do MP-RO.

Entre os temas abordados estavam duas ações, uma interposta pela OAB outra pelo Ministério Público, que tinham como objeto a melhoria desse atendimento nas delegacias. Devido ser o mesmo pedido, as ações foram unificadas e agora tramitam juntas.

Conforme a promotora Flávia Shimizu, com a parceria entre as duas instituições também proporcionará a possibilidade de reformar a sala de acolhimento às mulheres vítimas de violência na Central de Polícia. “Fizemos a relação de todo investimento que será necessário para reformar o ambiente, trocar as telhas, colocar outras centrais de ar-condicionado, cuidar da infiltração, entre outros. Todo esse investimento, avaliado junto com uma arquiteta, fica na base de R$ 80 mil, e podemos trabalhar as entidades para conseguir essa ação”, disse.

Outra medida adotada foi a de dialogar com o Governo do Estado, conforme esclareceu o promotor Héverton Aguiar. “Conseguimos com o Estado a proposta de concurso para colocar efetivos da área nesse âmbito do atendimento. Com muito esforço e união iremos conseguir ajustar tudo para atender da melhor forma as mulheres que precisarem”, frisou.

A advogada Ana Paula Soares, presidente na Comissão da Mulher Advogada, falou sobre propostas para o horário de atendimento às mulheres vítimas de agressão. Para ela, o ideal seria “fazer um espaço mais humanizado, possibilitando um atendimento com mais conforto; colocar um servidor para atender na Central, pois a sala não tem atendimento depois das 18h e nem aos finais de semana. E ainda, se possível, uma delegada mulher para fazer o atendimento”, disse.

O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, enfatizou a importância da cooperação do MP. “Estamos em busca de um só objetivo, que é mediar conflitos e resolver problemas. E a Ordem irá fazer o possível para a realizar essa prestação de serviço”, finalizou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook