Oficinas culturais transformam olhares no Hospital de Amor Amazônia
Utilizando a fotografia como ferramenta, equipes de saúde refletem sobre o ato de cuidar no hospital
Além de representar um lugar de cuidado e cura, o hospital também pode ser um espaço de cultura e arte. E tais ferramentas contribuem diretamente com os resultados do trabalho desenvolvido nesse e outros ambientes. Tendo em vista a importância da humanização e do pensamento crítico no ambiente hospitalar, a Usina Cultural, a ONG ImageMagica e o Hospital de Amor apresentam o projeto Novos Olhares. Além de ser desenvolvido no Hospital de Amor em Barretos/SP, a unidade de Porto Velho/RO também receberá oficinas do projeto, com o tema “cuidar”.
Luz, câmera, ação!
A fotografia será o instrumento de reflexão e compartilhamento das ideias dos participantes. Educadores da ONG ImageMagica acompanharão os profissionais de saúde para que eles tirem fotografias sobre o tema proposto junto com uma legenda para complementar a mensagem final. A saída fotográfica é muito importante para que os participantes vejam com outros olhos – e diferentes ângulos – seu ambiente de trabalho e a importância da sua função e cuidado como profissional.
Ao final das oficinas, uma exposição será feita no hospital com os produtos criados pelos participantes. Nesse momento, é possível compreender o olhar do outro sobre o mesmo ambiente e cotidiano. Os envolvidos também recebem em mãos as fotos que tiraram ou fizeram parte para levar para casa.
“Os projetos que realizamos nos hospitais são muito transformadores. É incrível você perceber que a fotografia faz a pessoa pensar e olhar diferente para a situação dela, do porquê que ela está ali”, conta Simone Araújo, coordenadora de projetos educacionais da ImageMagica.
Serviço:
Local: Hospital de Amor Amazônia
Endereço: 15, BR-364, Porto Velho/RO
Datas: 29 de julho a 02 de agosto de 2019
Hospital de Amor Amazônia
Excelência em oncologia, o Hospital de Amor registra mais de 6.000 atendimentos por dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 57 anos de história, o Hospital possui diversas unidades de tratamento e prevenção. O Hospital de Amor Amazônia já oferece, desde sua inauguração em 2017, quimioterapia, radioterapia, laboratório de análises clínicas e patologia, ala de emergência, radiologia com duas salas de raios-X, três aparelhos de ultrassom, ressonância magnética, mamografia e aparelho para tomografia. Além disso, a entidade tem duas salas de exames e ambulatório com 13 consultórios. A unidade possui uma equipe altamente qualificada contando com duas salas cirúrgicas inteligentes que podem funcionar em caráter de treinamento, com a transmissão simultânea para diversos Centros. Também há uma infraestrutura de ponta com equipamentos audiovisuais para cirurgias minimamente invasivas.
ImageMagica
Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.
Site: imm.ong
Redes sociais: @imagemagica
Justiça homologa acordo histórico que regulamenta convívio entre Exército e comunidade quilombola em Rondônia
Convivência entre famílias tradicionais e militares era conflituosa há décadas
Campus Porto Velho Zona Norte faz chamada extra para dois cursos técnicos
As vagas são para o segundo semestre de 2019 e podem ser cursadas por alunos do 1º ano do Ensino Médio regular, de qualquer instituição de ensino
Suspeitos de invasão a celulares serão ouvidos amanhã pela Justiça
As práticas apontadas nas acusações são disciplinadas pela Lei de Crimes Cibernéticos
Comentários
DEUS SEJA LOUVADO.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook