Oficinas são destaques no terceiro dia do Colóquio de Comunicação e Cultura

Estudantes de Jornalismo e interessados tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas

Assessoria
Publicada em 23 de novembro de 2023 às 17:00
Oficinas são destaques no terceiro dia do Colóquio de Comunicação e Cultura

Nesta última quarta-feira, 22, o Colóquio de Comunicação e Cultura (Canoar) disponibilizou oficinas variadas para alunos e interessados participarem. As oficinas foram uma oportunidade de o estudante observar, na prática, como aquela área de seu interesse funciona, de forma que compreendesse mais o respectivo ofício e pudesse adquirir experiência na área de sua preferência. 

Foram realizadas as oficinas de Técnicas e Fundamentos do Fotojornalismo, por Armando Júnior; Storytelling para Assessoria de Comunicação, por Francisco Aquinei; Construindo um olhar Fotodocumental, por Khauane Farias; Design Gráfico; por Rafael Altomar; e Edição de Áudio, por Thales Pimenta.

A aluna do curso de Jornalismo, Andressa Vassilakis, participou da oficina de Storytelling e destacou a importância de eventos como esse:  “A oficina foi uma oportunidade que me proporcionou compreender a importância de saber contar histórias envolventes e cativantes para comunicar efetivamente. A abordagem utilizada me fez perceber como as técnicas de storytelling podem ser aplicadas na assessoria de comunicação. Tenho certeza de que todo o aprendizado adquirido vai ser muito útil no meu futuro profissional, não só na assessoria, mas em outras áreas da comunicação social ", destacou.

O ministrante da oficina, Francisco Aquinei, professor de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), explicou como esta técnica de Storytelling, a qual é uma ferramenta especializada em contar histórias, tem a capacidade de ser tão benéfica em um ambiente de Assessoria: “O Storytelling é muito importante para estabelecer a imagem e a marca, principalmente entre os diferentes públicos. Para uma grande organização, uma empresa ou uma universidade federal, como a Unir, ter uma boa narrativa pode aproximar diferentes grupos de pessoas. Então, esta técnica possibilita apresentar à sociedade elementos da instituição de uma forma mais criativa, de forma que ajude na consolidação daquela marca, organização etc”, disse. 

Na oficina de Design Gráfico, realizada pelo designer Rafael Altomar, Jeovana Teles, estudante de Jornalismo, falou um pouco sobre o que foi abordado e a importância da teoria aliada à prática: “Eu achei interessante porque falamos sobre coloração, combinação das cores, assuntos que eu não possuía conhecimento, e como trabalhar com as redes sociais. Depois das explicações, o professor nos colocou para praticar. Dessa forma, eu consegui compreender melhor o processo de criação de um design”, finalizou a estudante.

O Canoar segue nesta quinta-feira, 23, para o seu último dia de programação e contará com a presença dos jornalistas Francisco Aquinei e Vilso Santi em uma mesa-redonda com estudantes e participantes para debater o tema "Pesquisa em Comunicação na Amazônia Ocidental".

Além disso, para encerrar com alto astral,  haverá apresentações artísticas de Alt-Benji, DJ de psy trance com misturas de ritmos psicodélicos; Jhuka Andrade, uma rapper local, que enfatiza o feminismo em suas composições; e Nei Mura, que foi o primeiro rapper do Brasil a inserir ritmos indígenas na cultura hip-hop.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook