Operação garante qualidade, transparência e confiabilidade dos produtos comercializados durante o período da Páscoa
A Operação foi realizada com o objetivo de garantir a qualidade, transparência e confiabilidade dos produtos comercializados, durante o período da Páscoa
As amostras foram submetidas a exames periciais, no laboratório especializado do Ipem-RO
Com o objetivo de garantir a qualidade, transparência e confiabilidade dos produtos comercializados durante o período da Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) realizou em diversas cidades do Estado, a “Operação de Páscoa”, visando verificar a quantidade dos produtos relacionados à data comemorativa. As atividades desempenhadas em conjunto à uma ação nacional, abrangeram as cidades de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho d’Oeste e Itapuã do Oeste.
A operação teve início em fevereiro, com a coleta de produtos em diversos estabelecimentos comerciais. Posteriormente, as amostras foram submetidas a exames periciais no laboratório especializado do Ipem-RO, durante o período de 20 a 26 de março.
Segundo o presidente do Ipem-RO, Carlos Albuquerque, as equipes do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia trabalharam para coletar os itens de Páscoa em supermercados, distribuidoras de doces e pescados, garantindo uma vasta abordagem, que incluiu vários tipos de produtos típicos dessa época do ano.
AÇÃO PREVENTIVA
Durante a operação, foram identificadas algumas irregularidades, tanto nos pontos de comércio quanto nos exames oficiais realizados no laboratório de pré-medidas do Instituto. Essas imprecisões resultaram em laudos reprovados, e na emissão de autos de infração.
Nos estabelecimentos comerciais, uma das irregularidades encontradas foi a ausência da “tara” (peso do recipiente que é usado para pesar alguma mercadoria), nos produtos etiquetados, o que influencia diretamente no peso final e na quantidade correta do item. Já no laboratório, foram identificadas falhas no envase, como o glaciamento de pescado (gelo), e chocolates com peso inferior ao indicado.
Diante das constatações, o Ipem-RO reforçou a importância dos consumidores verificarem sempre se a embalagem (tara) foi corretamente descontada no peso final do produto. Além disso, é recomendado, ainda que, as embalagens estejam bem fechadas e, em caso de qualquer violação, o consumidor pode acionar a gerência do estabelecimento. Caso não haja retorno satisfatório, é fundamental entrar em contato diretamente com o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia para reportar à situação.
Prefeitura de Porto Velho entrega castramóvel e Samu Pet, oferecendo serviços veterinários públicos
Com os novos serviços, população terá acesso gratuito no atendimento aos animais domésticos
Identidade de gênero: O que significa ser uma pessoa não-binária?
A identidade não-binária transcende a dicotomia convencional de gênero, que classifica as pessoas estritamente como homem ou mulher
Prefeitura inicia obras de drenagem na rua Rondônia
Ação realizada visa ampliar escoamento de água pluvial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook