Orientações e recomendações sobre a comunicação de suicídios na mídia
A foto da vítima, com dizeres sobre a forma e local de óbito, expõe a imagem do mesmo e de todos seus familiares
Em nome da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), manifestamos repúdio com relação a forma como o tema suicídio foi exposto ao ser noticiado por alguns meios de comunicação o falecimento do colega Dr. Sérgio Botelho da Costa Moraes Junior.
A foto da vítima, com dizeres sobre a forma e local de óbito, expõe a imagem do mesmo e de todos seus familiares. Contamos com o bom senso e, encarecidamente, solicitamos a exclusão da postagem.
Colocamos a disposição (anexo) um manual elaborado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) intitulado COMPORTAMENTO SUICIDA: CONHECER PARA PREVENIR. Neste documento consta, dentre tantos tópicos, um que se direciona ao melhor posicionamento da imprensa frente ao tema.
Recentemente, estiveram presentes representantes do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), Conselho regional de medicina (CREMERO), Associação médica brasileira (AMB/RO) tratando a respeito do tema. A título também de informação a reunião na íntegra está disponível no canal do Youtube Cremerooficial.
É um momento de dor a todos nós, amigos, familiares, colegas, alunos e seres humanos, que por termos empatia nos compadecemos com a dor alheia. Em nome do Cremero, nos colocamos a disposição no quer for necessário com relação ao tema.
Dr. Humberto Müller
Médico psiquiatra
Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Cremero
Diretor-Secretário do NPR
Carreta do Hospital de Amor realiza exames preventivos na UBS Hamilton Gondim
Cerca de 150 mulheres estão sendo atendidas por dia com exames de mamografia e papanicolau
Pix é o primeiro passo para o fim do papel-moeda no Brasil
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vê o real digital já em circulação em 2022. Medida aumentaria a rastreabilidade dos recursos e diminuiria a quantidade de crimes
STF decide que plenário voltará a julgar processos criminais
Mudança regimental foi aprovada nesta quarta-feira por unanimidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook