Orientações e recomendações sobre a comunicação de suicídios na mídia

A foto da vítima, com dizeres sobre a forma e local de óbito, expõe a imagem do mesmo e de todos seus familiares

Assessoria
Publicada em 07 de outubro de 2020 às 16:18
Orientações e recomendações sobre a comunicação de suicídios na mídia

Em nome da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), manifestamos repúdio com relação a forma como o tema suicídio foi exposto ao ser noticiado por alguns meios de comunicação o falecimento do colega Dr. Sérgio Botelho da Costa Moraes Junior.

A foto da vítima, com dizeres sobre a forma e local de óbito, expõe a imagem do mesmo e de todos seus familiares. Contamos com o bom senso e, encarecidamente, solicitamos a exclusão da postagem. 

Colocamos a disposição (anexo) um manual elaborado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) intitulado COMPORTAMENTO SUICIDA: CONHECER PARA PREVENIR. Neste documento consta, dentre tantos tópicos, um que se direciona ao melhor posicionamento da imprensa frente ao tema.

Recentemente, estiveram presentes representantes do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), Conselho regional de medicina (CREMERO), Associação médica brasileira (AMB/RO)  tratando a respeito do tema. A título também de informação a reunião na íntegra está disponível no canal do Youtube Cremerooficial.

É um momento de dor a todos nós, amigos, familiares, colegas, alunos e seres humanos, que por termos empatia nos compadecemos com a dor alheia. Em nome do Cremero, nos colocamos a disposição no quer for necessário com relação ao tema.

Dr. Humberto Müller

Médico psiquiatra

Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Cremero

Diretor-Secretário do NPR

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook