Palestras reforçam prevenção às drogas em Porto Velho
A conscientização e a prevenção são ferramentas fundamentais para evitar o consumo de drogas entre estudantes, especialmente no ambiente escolar
Conscientização e a prevenção são ferramentas fundamentais para evitar o consumo de drogas entre estudantes, especialmente no ambiente escolar
A palestra, com o tema “Campanha de Conscientização e Combate às Drogas nas Escolas”, ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), na Escola Estela de Araújo Compasso, localizada na zona Leste de Porto Velho, com a participação de profissionais do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), de estudantes e da equipe escolar. A programação prevê ainda uma nova palestra no período da tarde, a partir das 14h, além de outra atividade já agendada para o dia 21 de março, ampliando o alcance da iniciativa.
A iniciativa foi solicitada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio do Núcleo de Integração de Polícia Comunitária (Sesdec-Nipc), ao presidente do Conepod, David Inácio, considerando a relevância e a experiência do Conselho na temática. No Estado de Rondônia, essa pauta é reforçada pela Lei nº 2.148, de 3 de setembro de 2009, que institui o Dia de Conscientização e Combate às Drogas nas Escolas. A legislação destaca a importância de promover ações educativas contínuas, voltadas à prevenção e ao enfrentamento do uso de substâncias ilícitas, fortalecendo o papel da escola como espaço de proteção e orientação.
O governador Marcos Rocha destacou a importância de ações preventivas voltadas à classe estudantil, ressaltando que a conscientização é um dos caminhos mais eficazes no enfrentamento às drogas. Segundo ele, orientar os jovens desde cedo fortalece a capacidade de decisões responsáveis, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, preparados para os desafios da vida.
A conscientização e a prevenção são ferramentas fundamentais para evitar o consumo de drogas entre estudantes, especialmente no ambiente escolar, onde se formam valores, atitudes e perspectivas de futuro. Investir em informação e diálogo aberto com jovens é uma estratégia eficaz para reduzir riscos e fortalecer escolhas saudáveis, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais segura e consciente.
O presidente do Conepod ressaltou a relevância das palestras para a comunidade escolar, pois contribui significativamente para a conscientização de estudantes, professores e demais membros da escola sobre os riscos e consequências do uso de drogas.
Rondônia tem 447 laboratórios e 4 falhas em análises, aponta ANVISA
47% dos exames do SUS são realizados por laboratórios privados e projeto de lei quer fortalecer o diagnóstico no Brasil
Guarda compartilhada de pets segue para o Plenário
Veneziano defendeu aprovação da proposta, que beneficia casais separados com animal de estimação em comum
Vai ao Plenário limite para penhora de bens de devedores
Projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta com apoio do relator, senador Veneziano




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook