Pandemia e vida pessoal: aplicativos e sites de namoro cresceram
No início do ano, e até meados de 2021, houve um ligeiro declínio na atividade do site, em grande parte devido à redução das restrições e quarentenas
A indústria de relacionamentos online é uma das poucas áreas que beneficiou da pandemia do coronavírus e das quarentena implementadas em todo o mundo. Por exemplo, de acordo com dados do Tinder, usuários de países com restrições particularmente severas começaram a usar o aplicativo muito mais ativamente e se comunicam durante muito mais tempo do que antes.
Deixamos aqui algumas estatísticas interessantes para você:
- Em março de 2020, o número de mensagens enviadas no Tinder aumentou entre 10 a 15% em relação a fevereiro do mesmo ano.
- A duração das conversas em bate-papo cresceu entre 10 a 30% no mesmo período.
No início do ano, e até meados de 2021, houve um ligeiro declínio na atividade do site, em grande parte devido à redução das restrições e quarentenas. No entanto, os indicadores de atividade de usuários são, ainda assim, maiores do que no período “pré-covid”.
A situação é semelhante quando olhamos para outras plataformas de namoro. Os proprietários dos apps Bumble e Plenty of Fish também relataram um aumento na atividade de usuários em 2020 e durante o primeiro semestre de 2021, especialmente em países onde o governo impôs um bloqueio total ou parcial.
De acordo com várias fontes, o volume do mercado global da indústria de relacionamentos online representa um valor entre 6 a 10 bilhões de dólares e a capitalização desse mercado continua a crescer. Os usuários estão dispostos a pagar por serviços se isso significar que eles terão mais chances de encontrar um relacionamento sério ou até mesmo sua alma gêmea.
Novas funções de aplicativos de namoro: melhores recursos para os usuários
Aproveitando a onda de popularidade do namoro online durante a pandemia, os desenvolvedores de aplicativos de namoro se dedicaram a modernizar seus recursos, adicionando novas funções e opções para os seus usuários. Esses são alguns dos exemplos de inovações:
- No início de 2020, o Tinder ofereceu durante alguns meses o recurso de “alterar localização” a todos os usuários. Em um período normal, a busca por usuários por geolocalização é paga.
- Em maio de 2021, o Tinder adicionou o recurso "Tem certeza?". Ele funciona quando um usuário tenta enviar uma mensagem ofensiva ao seu parceiro de conversa. Nesse momento, o app faz a pergunta “Tem certeza?”. Esta inovação foi criada para tentar reduzir a quantidade de negatividade na web.
- Os apps Bumble, Tinder, Hinge, Match, OkCupid, Plenty of Fish, Badoo e outras plataformas de relacionamentos oferecem vantagens para usuários vacinados. O Tinder, por exemplo, abre o acesso a alguns dos seus recursos, o Bumble e o Badoo marcam os perfis de usuários vacinados com um ícone especial, o Hinge oferece bônus adicionais para aqueles que instalarem um ícone de status de vacinação em seu perfil, e assim por diante.
Outra notícia interessante apareceu no início de agosto de 2021 quando o aplicativo Unjected foi removido da AppStore. O Unjected era uma plataforma de encontros destinada apenas a pessoas que se opõem à vacinação. O aplicativo durou apenas alguns meses, a partir de maio de 2021.
Esclarecimento importante! Até agora, sites e aplicativos de namoro não têm a capacidade de verificar se uma pessoa foi realmente vacinada e é improvável que apareça qualquer algoritmo de verificação em um futuro próximo. Portanto, o que aparece no status dos usuários é apenas a sua palavra. De qualquer forma, se uma pessoa coloca o status "Vacinado" na sua página, isso pelo menos ajuda a popularizar a vacinação.
Recurso de bate-papo por câmera: inovação útil em sites de namoro
Falando de novo da história do Tinder, em março de 2020, Shar Dubey se tornou o CEO do Match Group, a empresa proprietária do Tinder, Match, OkCupid, Meetic e Hinge. Isso aconteceu apenas 11 dias antes da OMS declarar a pandemia do COVID-19. Naquele momento, surgiu a questão de como ganhar dinheiro com plataformas de relacionamentos nessas novas condições mundiais. Afinal, não podendo realmente conhecer os outros usuários na vida real, as pessoas poderiam simplesmente parar de usar esses serviços.
Shar Dubey afirmou que esse período desafiador era o momento perfeito para redefinir como os aplicativos de namoro funcionam. Eles deveriam se adaptar e ser não apenas sites de relacionamentos mas também plataformas de comunicação. Afinal, a comunicação ao vivo é aquilo que os usuários realmente não têm durante uma pandemia.
Assim, em julho de 2020, usuários de alguns países puderam testar a função de bate-papo por vídeo no Tinder, que não estava disponível antes. Os resultados superaram todas as expectativas: os usuários não só estavam interessados no novo recurso, mas também pagaram voluntariamente por ele.
Fato interessante! Em 2020, a edição online do The Conversation publicou um artigo com resultados de pesquisas junto de internautas. Entre outras estatísticas, foi dito que, durante uma pandemia, 25% das pessoas preferem se comunicar no bate-papo por vídeo em vez de se encontrar pessoalmente.
Mais tarde, outras plataformas seguiram o exemplo do Tinder. Nesse momento, além do Tinder, a função de bate-papo por vídeo está disponível nos seguintes aplicativos de relacionamentos:
- Match;
- Bumble;
- Clover Dating App;
- Hinge;
- eHarmony;
- Plenty of Fish e outros.
Essa tendência é definitivamente positiva, mas tem uma nuance: na maioria dos aplicativos de namoro, o recurso de bate-papo por vídeo é pago. Além disso, para se comunicar com alguém via link de vídeo, o recurso deverá estar ativado para ambos os usuários, o que nem sempre acontece. Felizmente, existem algumas alternativas gratuitas ou de baixo custo.
Bate-papos por vídeo: uma ótima alternativa aos aplicativos de namoro
O formato de bate-papo cam para cam não é um fenômeno novo. O primeiro bate-papo aleatório foi o Omegle e a primeira plataforma completa foi o Chatroulette. Ambos os serviços apareceram em 2009 com uma diferença de apenas alguns meses. Eles rapidamente se tornaram super populares e motivaram outros desenvolvedores a criar serviços semelhantes.
Por isso, apareceram vários bate-papos por vídeo com um design individual, funções únicas, configurações adicionais para buscar novas pessoas e outras vantagens. Entre os mais populares hoje estão o Chatrandom, o OmeTV e o https://coomeet.com/pt/camchat.
O princípio de operação de um bate-papo por vídeo ao vivo é extremamente simples: você entra no site (ou ao aplicativo), permite acesso à câmera e ao microfone, clica em "Iniciar" e o sistema imediatamente começa a buscar uma nova pessoa para você falar. Alguns bate-papos por vídeo combinam pessoas de forma completamente aleatória, enquanto que outros permitem que você defina parâmetros básicos de pesquisa. Muitos dos bate-papos por vídeo são completamente ou parcialmente gratuitos. Outros disponibilizam os seus recursos mediante o pagamento de uma assinatura. As plataformas grátis são ótimas para você experimentar esse formato de comunicação e entender todas as suas características. As plataformas pagas são perfeitas para uma utilização mais conveniente e com segurança, para evitar trolls da internet e passar um tempo com plena confiança. A escolha é sua.
Conclusão
Usuários de todo o mundo elogiaram a possibilidade de conversar por vídeo com outras pessoas em aplicativos de relacionamento. Mas existem também usuários que apenas em 2020 ou 2021 souberam da existência do formato de conversa por vídeo que, na verdade, já existe há mais de dez anos. De qualquer jeito, durante os últimos ano e meio a dois anos, o número de usuários de bate-papos por vídeo cresceu rapidamente, em média entre 20 a 30%.
Embora as restrições e quarentenas já não sejam tão duras quanto eram no meio da pandemia, as plataformas de relacionamento e bate-papos por vídeo online permanecem com uma demanda altíssima e isso irá continuar por mais alguns anos. Por isso, se você ainda não conhece todas as vantagens de bate-papos aleatórios por vídeo, aproveite a oportunidade!
Semusa convoca pais de menores de 3 anos para vacinação contra a Covid
Imunizante está disponível, mas procura é considerada abaixo do esperado
Prefeitura avança com a pavimentação da Avenida Calama
Equipes da Semob trabalham em trecho com drenagem concluída por empresa contratada
Bairros e pontos de lazer da capital recebem mutirões de limpeza
Serviços incluem recolhimento de resíduos e roçagem
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook