Para Sexta Turma, exercício arbitrário das próprias razões é crime que não depende do resultado
O crime é descrito no artigo 345 do Código Penal como "fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite"
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso de um homem condenado por exercício arbitrário das próprias razões e reconheceu a forma tentada do delito, em razão de ele não ter conseguido consumá-lo.
O crime é descrito no artigo 345 do Código Penal como "fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite".
Ele foi condenado a 21 dias de detenção e ao pagamento de R$ 300 de indenização por danos morais após correr atrás de uma mulher na rua e puxá-la pelo cabelo e braço, na tentativa de tomar seu telefone celular como pagamento de uma dívida.
O colegiado acompanhou o entendimento da relatora, ministra Laurita Vaz, para quem o crime é formal. "Praticados todos os atos executórios, consumou-se o delito, a despeito de o recorrente não ter logrado êxito em sua pretensão, que era a de pegar o celular de propriedade da vítima", afirmou.
Segundo a relatora, a expressão "para satisfazer" constante do texto legal permite concluir que, para a consumação do delito, basta a conduta ser praticada com o objetivo de fazer justiça com as próprias mãos, não sendo necessário que o agente tenha conseguido efetivamente satisfazer sua pretensão de forma arbitrária. "A satisfação, se ocorrer, constitui mero exaurimento da conduta", declarou.
Leia o acórdão.
Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):REsp 1860791
STF mantém sigilo fiscal em operações de repatriação de recursos
O programa foi criado em 2016 para arrecadar impostos
Butantan pede autorização para testar soro contra covid-19 em humanos
Instituto espera que Anvisa autorize os testes na próxima semana
Internado com Covid-19, senador Major Olímpio é intubado em UTI
A assessoria do senador teria confirmado que o Major Olímpio teria procurado o hospital há alguns dias como forma de precaução, mas não soube informar o atual estado de saúde do político
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook